Rui Car
09/01/2020 08h54

Discussão sobre alargamento de rua pode ter motivado homicídio de prefeito de Imbuia

Um revólver calibre 22 foi localizado na propriedade do senhor de 77 anos, suspeito dos disparos contra o prefeito.

Assistência Familiar Alto Vale
Por Clarissa Battistella - Jornal de Santa Catarina

Por Clarissa Battistella - Jornal de Santa Catarina

Delta Ativa

Uma suposta discussão ocorrida na manhã desta quarta-feira (8) sobre o alargamento de uma estrada que dá acesso à comunidade Bracatinga, em Imbuia, no Alto Vale do Itajaí, pode ter motivado o assassinato do prefeito João Schwambach (MDB). A conclusão é da Polícia Militar (PM) após analisar imagens das câmeras de monitoramento da prefeitura.

 

O chefe de poder executivo municipal foi morto com dois tiros no peito no final do expediente desta quarta, em frente ao prédio da prefeitura. A PM informou que populares ouviram dois estampidos de tiro nas imediações e, logo depois, encontraram o prefeito caído, sem sinais vitais.

 

As câmeras flagraram o momento em que Schwambach foi atingido pelos disparos. As imagens – que ainda não foram divulgadas – mostram um veículo Ford Ecosport estacionando ao lado da caminhonete Toyota Hilux do prefeito. O condutor aguarda cerca de 10 minutos dentro do carro, até que Schwambach se aproxima.

 

Nas imagens é possível ver que o prefeito se vira em direção ao Ecosport, como se tivesse sido chamado pelo motorista. Neste momento, é atingido por dois tiros no peito. As câmeras ainda flagram Schwambach correndo para a lateral da prefeitura, onde o corpo foi encontrado pouco depois. A Ecosport sai do local.

 

Pouco depois, o suposto autor dos disparos foi encontrado com um ferimento de tiro na cabeça. Ele foi socorrido pelo filho até o hospital de Ituporanga, cidade vizinha. Um revólver calibre 22 foi localizado na propriedade do senhor de 77 anos, suspeito dos disparos contra o prefeito. A arma foi apreendida pela polícia.

 

A discussão por causa de estrada

À polícia, testemunhas informaram que o prefeito de Imbuia previa um alargamento da estrada que dá acesso à comunidade Bracatinga. Porém, para realizar a ação, alguns eucaliptos da propriedade que pertence ao principal suspeito do assassinato teriam que ser derrubados.

 

O assunto foi debatido na manhã desta quarta, ainda conforme a polícia, o que teria motivado uma severa discussão entre os dois homens e resultado no homicídio no final do dia.

 

Prefeitura decreta luto

A prefeitura de Imbuia decretou luto oficial de três dias, após o assassinato do prefeito João Schwambach:

 

“Nesta quinta-feira (9), todas as repartições públicas municipais estarão fechadas. O comércio fica livre para abrir ou não as portas. O velório será realizado no Ginásio de Esportes Horácio Laurindo Machado. Ainda não há horário para chegada do corpo no local.”

Justen Celulares