Rui Car
06/12/2019 09h30 - Atualizado em 06/12/2019 08h51

Grupo de combate ao tabagismo é finalizado em Taió com sucesso

O tabagismo é, hoje, a principal causa de mortes evitáveis no país

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na noite de 04 de Dezembro de 2019, a Secretaria de Saúde de Taió, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, finalizou os encontros do grupo de combate ao Tabagismo.

 

O tabagismo é, hoje, a principal causa de mortes evitáveis no país. A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro. Além de prejudicar também a saúde daqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.

 

Ao ingressar no programa, o fumante passa por uma avaliação clínica inicial, onde o profissional de saúde realiza o diagnóstico do tabagismo a partir da história do paciente, do seu o grau de dependência, do estágio motivacional para parar de fumar e a da indicação de apoio medicamentoso.

 

O paciente é, então, encaminhado para 4 sessões iniciais de grupo de fumantes, semanais, com 1 hora a 1 hora e 30 minutos de duração; seguidas de 2 sessões quinzenais de manutenção, realizadas nas Unidades de Saúde do município. Na continuidade é agendada uma reunião mensal de prevenção da recaída até completar seis meses.

 

O Programa de Combate ao Tabagismo contabiliza bons resultados em Taió. Tendo um impacto muito positivo, diversas pessoas já pararam de fumar no nosso município. O simples ato de fumar acarreta uma série de doenças que podem ser evitadas com esse processo de orientação. Quando a pessoa para de fumar envolve todos os familiares do domicílio.

Justen Celulares