Rui Car
29/10/2019 11h12 - Atualizado em 29/10/2019 10h41

Menina de 11 anos vende 29 mil doces para ajudar tratamento de amigo, em SC

A princípio, a ideia da menina era arrecadar dinheiro para sua festa de 15 anos

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

Em uma demonstração de solidariedade, uma menina de 11 anos da cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis, vendeu milhares de alfajores, típico doce argentino, para ajudar um amigo de seis anos que têm problemas de visão.

 

Os pais do garoto estão arrecadando dinheiro para conseguir levá-lo para fazer um tratamento na Tailândia. A maior parte dos recursos que eles já juntaram veio da venda dos doces.

 

Laura Ferreira Schistl conta que a princípio a venda dos doces era pra juntar dinheiro para realizar o sonho de ter uma festa de 15 anos. Mas o destino do dinheiro teve um rumo diferente. Laura conheceu a história de Lucas da Luz, de apenas seis anos, e quis ajudá-lo.

 

 

Lucas, de seis anos, nasceu prematuro e foi diagnosticado com síndrome de Mosier (Foto: Reprodução/NSC TV
 
 

Meu maior sonho é poder enxergar, diz Lucas

Lucas da Luz fica na casa da família de Laura durante as manhãs para que os pais dele possam trabalhar. O menino nasceu prematuro, com problema de visão. Aos dois anos, veio um diagnóstico mais preciso. De acordo com o menino, o maior sonho dele é poder enxergar.

 

De acordo com a mão do menino, Mabilly Saramento,  Lucas foi diagnosticado com a síndrome de Morsier, que tem como característica o estagmo, a epoclasia no nervo óptico e o autismo. É uma má formação no nervo que faz com que ele não enxergue da forma que a gente vê. São as cores, os formatos, os objetos. A visão dele é bem comprometida. Hoje ele tem 7% de percepção de luz. Tudo que Lucas pode enxergar hoje, é preto e branco e um clarão.

 

Menino passas as manhãs na casa de Laura para que os pais possam trabalhar (Foto: Reprodução/NSC TV)

 

A campanha para o tratamento de Lucas

A campanha para arrecadar dinheiro para o tratamento na Tailândia mobilizou a cidade. Mas foi com os alfajores de Laura que a causa ganhou força. Laura conta que teve a ideia de vender alfajor e repassar todo o lucro para a família do menino.

 

Laura afirma ainda que a festa de 15 anos é só um dia,  para ela, um dia muito especial, mas, segundo a menina, se o Lucas puder enxergar, ele vai enxergar pelo resto da vida.

 

A família conseguiu mais de R$ 100 mil, 70% graças aos doces de Laura. A família programou para janeiro a viagem para a Tailândia.

 

Mabilly contou que o tratamento será por células-tronco. A ideia do tratamento é que o Lucas tenha uma porcentagem maior de visão. Segundo a mãe, não se pode dizer  que o menino recuperará 100% da visão porque o nervo do Lucas é bem comprometido, mas, mas a possibilidade é de que o menino recupere 20% da visão.

 

O custo total é de R$ 170 mil. Esse valor inclui o tratamento, as passagem aéreas, hospedagem e alimentação.

Justen Celulares