Rui Car
19/06/2019 17h00 - Atualizado em 19/06/2019 14h57

Inverno começa nesta sexta-feira: veja como será a estação mais fria do ano

A expectativa é que a chuva fique dentro da média histórica da região

Assistência Familiar Alto Vale
Engeplus

Engeplus

Delta Ativa

O inverno, a estação mais fria do ano, começa nesta sexta-feira, dia 21, às 12h54. Segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a temperatura média dos 94 dias de inverno será de 9ºC durante as noite e madrugadas. Pela manhã de 15ºC e a tarde de 23ºC.

 

Neste ano, os modelos climatológicos nacionais e internacionais apontam a o fenômeno El Niño. “Neste ano teremos um acúmulo de frio de 200 horas abaixo de 7ºC e esse frio é importante para Fruticultura que tem frutas como ameixa e pêssego”, comenta Sônego.

 

Temperaturas

Segundo Sônego, as menores temperaturas do ano são de 20 de maio a 10 de agosto. Este ano com o fenômeno El Niño e frio chegará a região Sul de Santa Catarina, porém não serão duradouros em relação a dias.

 

Nesta quarta-feira, dia 19, as temperaturas já começam a diminuir. No Sul, a média é de quatro geadas no inverno. Já nesta quinta-feira será fria. O amanhecer deve registrar temperatura de 6ºC. Na próxima quinta-feira, dia 27, a temperatura nas primeiras horas do dia será menor abaixo de 5ºC.

 

Chuva

A expectativa é que a chuva fique dentro da média histórica da região: 100 milímetros mensais. 

Justen Celulares