Rui Car
22/03/2019 09h02

Taió: Destine parte do seu Imposto de Renda para o FIA

Percentual de valor devido pode ser destinado para projeto social de Crianças e Adolescentes

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Os contribuintes que declaram o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem escolher a destinação de parte da arrecadação, uma das opções é o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A doação não representa custo é apenas o destino indicado para parte do imposto pago pelo declarante, nem tão pouco interfere em outras deduções.

 

O período para a declaração vai até o dia 28 de abril, quem faz a declaração no modo completo pode destinar até 3% do imposto devido para o FIA, que é um fundo que financia projetos para a garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A aplicação dos recursos é monitorada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

A doação pode ser informada no programa da declaração de Imposto de renda da seguinte forma:

 

1 – Ao acessar o programa da Receita Federal, na opção “Fichas da Declaração”, o contribuinte deve selecionar o tópico “Doações diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente” e clicar em “Novo”
2 – Selecionar a opção Estado (SC) e Município (Taió);
3 – Logo após, verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor”;
4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente”, imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.

Empresas que apuram seu IR pelo lucro real também podem fazer a destinação; essa destinação é de até 1% do IR devido em cada período de apuração desde que seja doado no ano corrente.

 

A doação pode ser feita na seguinte conta:

Fundo para Infância e Adolescência de Taió – FIA

CNPJ: 26.389.826/0001-88

Banco do Brasil

Agência 0809-5

Conta Corrente: 22.088-4

 

Caso opte pela doação direta na conta, favor entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social para enviar o comprovante da doação e os dados do doador. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (47) 3562-2077 com a Fabiana.

Justen Celulares