Rui Car
17/03/2019 10h30 - Atualizado em 15/03/2019 15h07

Aplicativo do TJ identifica casos de violência doméstica e orienta para procedimentos

Confira uma parte do questionário disponível no aplicativo

Assistência Familiar Alto Vale
TJ/SC

TJ/SC

Delta Ativa

Identificar casos de violência doméstica não é tão simples para as mulheres e crianças que vivem em uma relação abusiva. Na Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) disponibiliza um aplicativo que auxilia as mulheres a perceber se estão em um relacionamento abusivo por meio de um questionário.

 

Além disso, a ferramenta digital apresenta os contatos da rede de apoio e oferece orientações sobre todos os tipos de violência. O aplicativo Concilia APP, disponível na plataforma Android, pode ser baixado no site (www.conciliaapp.com.br). A iniciativa de desenvolver o dispositivo foi da juíza Lilian Telles de Sá Vieira e dos servidores do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da comarca de São José. 

 

A intenção é facilitar a identificação por parte das vítimas das diferentes formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha. O dispositivo também oferece vídeos explicativos e áudios que podem salvar vidas.

 

“O aplicativo surgiu da necessidade de melhorarmos a nossa comunicação com a sociedade também na área da violência doméstica. Com a ferramenta, a usuária pode consultar o processo, realizar o teste da violência, acessar a rede de serviços da comarca e ter mais informações com os vídeos e áudios explicativos. O dispositivo faz a ponte com os conteúdos institucionais e multidisciplinares, sendo um instrumento para prevenir, conscientizar e buscar oportunidades de melhoria”, afirma a magistrada.

 

A ferramenta digital vai além da ótica da punição ao disponibilizar educação e informação. O aplicativo também tem o objetivo de restaurar as famílias por meio da conciliação. Em função disso, grupos de apoio para homens violentos também estão à disposição, assim como atendimento individualizado com profissionais da área da saúde.

 

Confira uma parte do questionário disponível no aplicativo:

 

Se você responder “SIM” a três ou mais questões, você pode estar vivendo uma relação abusiva.

 

Você depende do seu companheiro financeiramente?

Sim

Não

 

Ele controla os seus gastos?

Sim

Não

 

Ele controla quando você pode usar o carro?

Sim

Não

 

Ele não gosta de suas/seus amigas/os?

Sim

Não

 

Você acabou se afastando dos seus amigos por causa dele?

Sim

Não

 

Você se afastou da sua família por causa dele?

Sim

Não

 

Ele se refere a você como se fosse seu dono?

Sim

Não

Justen Celulares