Rui Car
18/01/2019 17h00 - Atualizado em 18/01/2019 14h46

Eclipse lunar total está previsto para acontecer entre a madrugada de domingo para segunda

Fenômeno poderá ser observado a partir da 0h36 de segunda-feira, em todo o Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um eclipse lunar total está previsto para acontecer entre a noite deste domingo, dia 20, e a madrugada de segunda-feira, dia 21, quando a Lua passará pela sombra da Terra, ficando totalmente com sua face obscurecida, visível, mas com uma sobra.

 

O eclipse vai ocorrer gradualmente. A Lua vai interceptar primeiro uma parte mais difusa da sombra projetada pela Terra no espaço, a chamada penumbra. Nesse estágio, principalmente no início, mal se consegue perceber que ela está obscurecida. Depois dessa fase, conhecida como penumbral, a Lua se encaminha para a parte central e mais escura da sombra, chamada umbra. É nela que o eclipse propriamente dito fica evidente.

 

Conforme a Lua mergulha na umbra, além de ficar escurecida, ela vai ficando alaranjada também. Isso porque os raios solares que atingem a Terra atravessam sua atmosfera sem serem bloqueados. Durante essa passagem, entretanto, a luz acaba sendo espalhada e absorvida, em um efeito equivalente a uma filtragem.

 

A luz que emerge é mais avermelhada e é justamente essa luz que atinge a Lua, deixando-a com essa cor. A iluminação da Lua pode variar de bem escura a um alaranjado intenso, quase vermelho. Além do efeito do espalhamento e absorção, a quantidade de partículas em suspensão na atmosfera influi na coloração da lua durante a fase de umbra. Se a Lua estiver muito escura, é sinal de que a atmosfera está com muitas partículas.

 

O eclipse começa oficialmente à 0h36 (horário de Brasília) da segunda-feira, quando a Lua começa a mergulhar na penumbra da Terra. O horário de cada fase está listado abaixo.

 

P1 – Início da fase de penumbra e início do eclipse: 00h36

U1 – Início da fase de umbra: 01h33

U2 – Lua totalmente na umbra: 02h41

Máximo do eclipse: 03h12

U3 – Lua começa a sair da umbra: 03h43

U4 – Fim da fase de umbra: 04h50

P4 – Fim do da fase de penumbra e fim do eclipse: 05h48

 
 

Com informações do G1

Justen Celulares