Rui Car
17/12/2018 07h42

Semana continuará com calor e chuva de verão em SC

Economize água!

Assistência Familiar Alto Vale
Blog do Puchalski

Blog do Puchalski

Delta Ativa

Depois de um fim de semana de calor, e de temporais de verão, a semana também começa com calor e com chance de novas pancadas de chuva, isoladas, típicas de verão.

 

Só pra gente ter ideia de como essa chuva ocorre de forma isolada, porém intensa, separamos os dados da cidade de Irineópolis. Na tarde de domingo nuvens bem carregadas passaram pela região do Planalto Norte e provocaram esse tipo de chuva, o município possui duas estações meteorológicas. Enquanto a estação da localidade de Bom Retiro registrou 61 mm, entre 18 e 19hs, outro ponto, chamado de Poço Preto, a 16 km de distância dali, registrou apenas 5 mm.

 

 

SEGUNDA-FEIRA

O calor segue forte, menos do que na semana passada, mas ainda teremos um dia bem quente pela frente. As temperaturas mais uma vez vão subindo ainda no período da manhã e trazem uma tarde com máximas entre 32 e 34°C em muitas cidades, passando até disso em pontos do Sul, Norte e Vale do Itajaí.

.
Máximas previstas para a tarde de segunda-feira

(Foto: Reprodução NSC TV)

 

O sol também marca presença nessa segunda-feira, mas sempre acompanhado de mais nuvens nos extremos do dia. Há previsão de novas pancadas de chuva, típicas de verão, sobretudo entre o fim de tarde e o início da noite. Pontualmente poderemos ter temporais, com raios, trovoadas, rajadas de vento e até mesmo granizo.

 

PRÓXIMOS DIAS

O restante da semana será de temperaturas altas, sempre com os termômetros passando dos 30°C durante as próximas tardes. A chuva segue em forma de pancadas, concentradas especialmente no período da tarde e noite, por vezes na madrugada. Apesar dessa condição, como a chuva é mal distribuída precisamos ficar atento ao uso da água.

ECONOMIZE ÁGUA

A falta de chuva e/ou a pouca presença dela nos últimos dias já deixa ao menos 16 cidades, segundo a Epagri, com rios em situação de estiagem aqui no estado, fora aqueles que não possuem monitoramento. É o caso desse rio da foto, localizado na cidade de Jacinto Machado na região Sul, o nível está tão baixo que já dá para caminhar onde deveria ter água.

.
Rio com nível de água muito baixo em Jacinto Machado

(Foto: Filipe de Vargas Daboit)

 

Economize água, evite por exemplo lavar carros e calçadas. Alguns lugares, como Balneário Camboriú, já desligaram os chuveiros de praia para ajudar a economizar.

Por: Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Fonte: Ciram

Justen Celulares