Rui Car
17/11/2018 08h30 - Atualizado em 16/11/2018 10h02

Estado lança campanha para motoristas abrirem passagem a veículos de emergência

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Assistência Familiar Alto Vale
Diogo Vargas / NSC

Diogo Vargas / NSC

Delta Ativa

Com o slogan “Abra caminho para a vida”, Santa Catarina lançou uma campanha pela conscientização de motoristas a darem passagem aos veículos de emergência, principalmente ambulâncias.

 

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e envolve o Corpo de Bombeiros Militar, Samu e SC Transplantes.

 

– É uma ação vital, buscamos a sensibilidade e a conscientização das pessoas, especialmente agora com a chegada da temporada de verão em que aumenta o trânsito. Um minuto faz diferença para salvar vida – declarou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel João Valério Borges.

 

 

Hoje, o tempo de resposta de atendimento dos Bombeiros é de três a nove minutos. O pedido deles é que seja dada a passagem preferencial às viaturas mesmo quando elas não estiverem com sirene acionada (retorno às bases) – as ambulâncias necessitam de higienização nas bases antes do próximo atendimento.

 

Transplante de órgãos

O médico Bruno Quercia destaca a importância da campanha também para levar agilidade ao serviço de transplante de órgãos.

 

– Um doador pode salvar até sete pessoas. Um minuto influencia na sobrevida – ressaltou.

 

Não dar passagem aos veículos de emergência é infração de trânsito e o motorista está sujeito à penalidade. Como a multa só pode ser dada por agente de trânsito ou um policial, os bombeiros acabam tendo essa dificuldade.

Justen Celulares