Rui Car
20/08/2018 08h03

Semana começa com tempo instável em SC

Isoladamente teremos pancadas mais fortes com raios e trovoadas

Assistência Familiar Alto Vale
Blog do Puchalski

Blog do Puchalski

Delta Ativa

A semana começa com tempo instável em Santa Catarina, e o motivo é a passagem de uma frente fria, que começou a comandar o tempo na região Oeste ainda no domingo. Sempre lembramos que esse sistema meteorológico está associado a chuva. Dessa forma a segunda-feira será de muitas nuvens, pouco sol e momentos de chuva. Isoladamente teremos pancadas mais fortes com raios e trovoadas.

 

 
GOES-16/INMET
(Foto: GOES-16/INMET)

A chuva começa primeiro pelas cidades mais próximas ao Rio Grande do Sul, como Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul. Depois ao longo do dia, mais no período da tarde, a chuva chega nas outras regiões. Quanto mais para o final do dia, mais cidades com chuva.

 

Outro detalhe é que sempre atrás de uma frente fria, vem uma massa de ar frio para derrubar as temperaturas. Esse ar frio, dessa vez, está bem próximo das nuvens de chuva e algumas regiões catarinenses já terão frio ao longo dessa segunda-feira. O mapa indica as temperaturas previstas para a tarde desta segunda-feira, vejam que no Oeste e no Sul teremos algo próximo dos 14°C.

 

Reprodução NSC TV
(Foto: Reprodução NSC TV)

AINDA INSTÁVEL

Na terça-feira ainda teremos um dia com influencia da frente fria, já que ela estará praticamente parada sobre Santa Catarina. A terça vai seguir com chuva em momentos do dia, e novamente poderemos ter chuva forte de forma pontual. Por conta do ar frio, as temperatura ficarão baixas, típicas de inverno. Como o dia será úmido, a sensação de frio deve ser grande em algumas cidades.

 

ESTIAGEM

A chuva nesse início de semana é uma boa notícia para muitos catarinenses, mas os volumes esperados ainda não são suficientes para resolver o problema de estiagem que o estado enfrenta. Mas pelo menos, a situação pode ser minimizada por alguns dias.

 

Epagri
(Foto: Epagri)

Atenção, pois a SAMAE da Palhoça está operando com capacidade reduzida, e isso está provocando intermitência no abastecimento de água em alguns pontos desta região. O motivo é a estiagem e, por isso a SAMAE solicita que os moradores da Grande Florianópolis continuem racionando e usando a água de forma consciente, pois essa situação só será normalizada depois de um período mais longo de chuva significativa.

 

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Justen Celulares