Rui Car
18/06/2018 17h00 - Atualizado em 18/06/2018 16h51

Justiça define regras para deputado João Rodrigues cumprir pena no semiaberto

Ele terá de usar tornozeleira eletrônica e se manter nas imediações da Câmara

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira (18) as condições da prisão do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) no regime semiaberto. Apesar de estar detido na Papuda, o parlamentar cumpre mandato, devido a uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Entre as regras estabelecidas pelo documento, está a restrição para o local de almoço. João Rodrigues – monitorado por uma tornozeleira eletrônica – poderá se distanciar apenas 100 metros da Câmara dos Deputados.

 

Na prática, isso significa que ele não sairá para almoçar nem nos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores – os mais próximos do Congresso Nacional.

 

“O sentenciado não pode utilizar o horário de exercício das atividades parlamentares para recebimento de visitas de familiares e amigos, uma vez que será beneficiado com saídas quinzenais”, completa o documento.

 

Nesses dias de liberdade, porém, o despacho proíbe o deputado de frequentar áreas de lazer no hotel onde fixou residência em Brasília: piscina, churrasqueira, sauna e academia foram vetadas.

 

Da Papuda para a Câmara

De acordo com a decisão, Rodrigues poderá se deslocar exclusivamente entre o Centro de Detenção Provisória da Papuda e a Câmara dos Deputados, em dias úteis, saindo da unidade prisional às 8h e voltando, no máximo, às 19h30.

 

O deputado João Rodrigues (PSD-SC), durante discurso na tribuna da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)O deputado João Rodrigues (PSD-SC), durante discurso na tribuna da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O deputado João Rodrigues (PSD-SC), durante discurso na tribuna da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

 

Em caso de sessões noturnas na Casa, o parlamentar terá de apresentar certidão emitida pela Câmara. A mesa diretora deverá encaminhar ao presídio, mensalmente, uma cópia do registro eletrônico de frequência de Rodrigues.

 

Se alguma medida for descumprida, o deputado federal passará por “isolamento disciplinar por até 10 dias”, além da suspensão automática das saídas diárias e quinzenais.

 

O crime

João Rodrigues foi preso por ordem do Supremo depois de ter sido condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) por fraude e dispensa de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho (SC). Ele está detido desde fevereiro.

 

Ao comentar a condenação, na semana passada, o parlamentar disse que não pode “simplesmente ficar preso no regime fechado” como se fosse “um grande corrupto, como se fosse um homem que desvia milhões, no momento que o país está vivendo”. Ele afirmou que se sentia “machucado, pisado e humilhado”.

 

“Eu acho que a pior coisa do mundo é quando você paga pelo que você não deve. Se eu devesse qualquer coisa que fosse, eu teria renunciado ao meu mandato”, disse.

Justen Celulares