Rui Car
21/04/2018 09h40 - Atualizado em 21/04/2018 09h44

PSD decide retirar deputado preso de comissão que analisa proposta de novo Código de Processo Penal

João Rodrigues está preso desde fevereiro

Assistência Familiar Alto Vale
G1

G1

Delta Ativa

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a liderança do PSD na Câmara informou que vai retirar a indicação do deputado João Rodrigues (PSD-SC), preso desde fevereiro, para a comissão especial que analisa a proposta de novo Código de Processo Penal.

 

Na nota, o partido afirma que a medida será tomada por conta da decisão da Justiça de negar a autorização para trabalho externo do deputado, e que se estenderá às outras comissões das quais Rodrigues faz parte.

 

“O ofício comunicando sobre o fato será enviado nesta sexta-feira à Mesa Diretora da Casa, que deve tomar as providências burocráticas nos próximos dias. O deputado e jurista Fábio Trad deverá substituí-lo”, informou a nota.

 

O documento, endereçado ao presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) já chegou à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.

 

A liderança do partido também argumentou que ele não foi indicado para comissões neste ano, e informou que Rodrigues apenas permanecer nos colegiados que têm um trabalho de caráter contínuo, e que não iniciaram suas atividades em 2018.

 

“Especificamente sobre a comissão de reforma do Código de Processo Penal, a posse do parlamentar ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2016, há dois anos”, explicou o PSD.

 

O projeto muda as regras para as investigações criminais e as ações penais que podem resultar em condenações na Justiça.

 

Nesta quinta (19), quando questionado sobre o fato, o líder do PSD, deputado Domingos Neto (CE), informou por meio da assessoria que o deputado foi reconduzido às comissões que já participava antes – procedimento comum na Casa.

 

Domingos Neto declarou ainda que o processo contra Rodrigues não transitou em julgado – ou seja, não se esgotaram as possibilidades de recursos na Justiça. E que, até a indicação para a comissão, as atividades do deputado ocorriam na Câmara.

Justen Celulares