Rui Car
20/04/2018 08h00 - Atualizado em 19/04/2018 14h36

Alunos de Agrolândia participam de conferência pelo meio ambiente

Escola Adolfo Hedel foi a única da rede municipal de ensino a fazer parte da fase regional do evento

Assistência Familiar Alto Vale
Djenifer May

Djenifer May

Delta Ativa

Nessa quarta-feira, ocorreu em Rio do Sul a etapa regional da quinta Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em que 17 projetos de escolas da região do Alto Vale do Itajaí foram apresentados e dois selecionados para a fase estadual do evento. O tema escolhido para esse ano foi Vamos cuidar do Brasil, cuidando da água.

 

Entre as escolas participantes, a única municipal foi o Centro de Educação Adolfo Hedel, de Agrolândia. “Todos os alunos da escola fizeram parte do projeto, chamado Vamos cuidar do ribeirão Garganta hoje, para termos água amanhã”, explica Morgana Fátima Schneider, diretora da escola e coordenadora geral da Secretaria de Educação. “É desse ribeirão que a Casan capta água para abastecimento do município, então o projeto prevê o mapeamento de todo ele, para recuperação de mata ciliar e nascentes”.

 

Em Rio do Sul, o projeto de Agrolândia foi apresentado pelos alunos Vinícius Tairan Ribeiro e Artur Viscay, representantes escolhidos durante a fase municipal da conferência. Após a votação, a proposta ficou classificada em quarto lugar, enquanto os dois primeiros escolhidos farão parte da etapa estadual. “Achei que o quarto lugar foi um ótimo resultado e de qualquer forma nosso projeto, organizado pela direção e pelo Grupo Ambiental da escola, será executado a partir do mês de maio”, lembra Morgana.

 

Além dos alunos, direção e Grupo Ambiental, o projeto contou com a colaboração das professoras orientadoras Crislane dos Santos e Juliana Pavilha Muniz da Costa. Houve ainda o apoio da Apremavi, Klabin, Afubra, Aabri, Epagri, Vigilância Sanitária e Prefeitura de Agrolândia. “É gratificante saber que uma escola da nossa rede municipal conseguiu se destacar nesse evento, todos os envolvidos estão de parabéns”, afirma o prefeito Urbano Dalcanale.

Justen Celulares