Rui Car
12/12/2017 14h40 - Atualizado em 12/12/2017 13h55

Polícia Civil desmonta organização criminosa que atuou em Mirim Doce

Simulacro (arma falsa) que era utilizada durante roubos e foi apreendida durante a Operação The End

Assistência Familiar Alto Vale
Aline Camargo - Diário Catarinense

Aline Camargo - Diário Catarinense

Delta Ativa

A Polícia Civil de Blumenau, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação “The End” para desmontar uma organização criminosa suspeita de roubar e desmanchar carros na região de Blumenau. Quatro pessoas foram presas e um veículo com registro de roubo foi apreendido. A operação cumpriu mandados nos bairros Fortaleza, Salto do Norte e Itoupavazinha.

 

A The End é a sétima fase da Operação Taquaruçu e conclui a investigação iniciada em dezembro de 2016 e que se tornou pública em janeiro deste ano, quando a DIC prendeu quatro pessoas, apreendeu um adolescente e localizou cinco veículos com registros de furto ou roubo em Mirim Doce. Ao longo do ano outras pessoas foram identificadas e presas em outras fases da Taquaruçu, totalizando nove envolvidos detidos — já julgados e condenados — com penas que somam 113 anos de detenção. Mas faltava o homem considerado pela polícia como líder da organização, preso nesta terça. 

 

De acordo com informações do delegado Egídio Ferrari, que coordenou os trabalhos desde o início das investigações, o suposto líder ainda não havia sido identificado. Ele foi qualificado como cabeça da organização em janeiro. Apenas no mês de agosto que os policiais encontraram Hamilton de Souza Batista, 41 anos, suspeito de encabeçar a organização criminosa. 

 
Segundo Ferrari, com a deflagração da Taquaruçu em janeiro, toda a rede que trabalhava com Batista foi detida, dos responsáveis por roubar os veículos aos que desmanchavam e repassavam as peças. Porém, ele teria montado um novo grupo, reunindo outros comparsas. 
 

Além do suposto líder, foram presos nesta terça os irmãos Yuri Gabriel dos Santos, 21 anos, e Everton Henrique dos Santos, 25, suspeitos de praticarem os roubos, e Luan Carlos Lembeck, 24, dono de uma loja de autopeças que faria a receptação e o desmanche dos veículos. A DIC também apreendeu um simulacro (arma falsa) de pistola que era utilizada nos roubos e um carro com registro de roubo que já estava sendo desmanchado. Segundo o delegado, eles seriam responsáveis por pelo menos cinco roubos de carros na cidade. 

 

Os quatro presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a sede da DIC, onde vão prestar depoimentos e, em seguida, serão encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau. Luan Carlos Lembeck será autuado em flagrante por receptação qualificada, devido ao carro com registro de roubo ter sido localizado em um galpão sob sua responsabilidade. Segundo Ferrari, todos serão indiciados pelos crimes de roubo, receptação qualificada, organização criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo. 

 

A Operação The End conclui a primeira grande investigação da DIC desde a reativação da divisão de roubos, em novembro de 2016. Na época, ao assumir o comando do novo setor, o delegado Egídio Ferrari declarou em entrevista ao Santa que o foco do trabalho seria na atuação contra os roubos e furtos de carro, inclusive de luxo, crime no qual perceberam crescimento significativo de ocorrências na região.  

Justen Celulares