Rui Car
16/08/2017 21h30 - Atualizado em 16/08/2017 17h09

Dresch cobra resposta sobre pedidos de impeachment de Colombo

Deputado critica demora e afirma que pedidos não podem ser engavetados

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

“A sociedade exige uma resposta e nós queremos o cumprimento do regimento e da constituição. Os pedidos de impeachment do governador não podem ficar na gaveta, o trâmite precisa ser respeitado”. A cobrança, dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), foi feita pelo líder da bancada do PT,  deputado Dirceu Dresch, na tribuna nesta terça-feira, 15. 

 

Há  três  pedidos de abertura de processo de impeachment contra o governador Raimundo Colombo protocolados na Assembleia Legislativa, apresentados entre dezembro e maio deste ano.  Eles cobram a apuração dos fatos envolvendo o desvio de finalidade  de mais de R$ 1 bilhão em impostos devidos pela Celesc por meio do Fundo Social e os fatos apurados pela  Operação Lava-Jato,  que resultaram na abertura de processo de invetigação contra o governador por ter recebido doações de campanha ilegais das empresas  JBS e  Odebrecht, que receberiam vantagens no processo de privatização da Casan.

 

“Entendemos que não cabe ao presidente arquivar ou não, essa decisão cabe aos deputados, como já determinou o Supremo Tribunal Federal. Se a apresentação das denúncias  cumpriu o que prevê a lei,  é preciso dar o encaminhamento previsto no regimento e na constituição”, afirmou Dresch.

 

O regimento interno da Assembleia Legislativa determina que o presidente do Legislativo  receba o pedido de impeachment, envie de imediato uma cópia ao governador, que terá 15 dias para se manifestar, e proceda à abertura  imediata de  uma comissão especial, composta de nove membros que irá dar parecer sobre o pedido de impeachment. O parecer da comissão, que pode ser pelo acatamento ou não do pedido de impeachment, será votado em plenário.

Justen Celulares