Rui Car
25/03/2017 08h34

‘Ia salvar, mas não dava’, diz avô de 3 crianças mortas em incêndio em SC

Vítimas são bebê de quatro meses e meninos de dois e três anos.

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

“Ainda ia salvar, mas o fogo já estava em cima, não dava mais. Não dava”, lamentava Ralf Lach, avô das três crianças que morreram em um incêndio em Pomerode na manhã desta sexta-feira (24). A mãe, os avós e pai das crianças tentaram salvá-los, mas não conseguiram.

 

No local, só é possível reconhecer as roupas da família e alguns eletrodomésticos no meio dos escombros que sobraram da casa. Os três filhos de Renato Lach estavam no quarto e não conseguiram fugir do fogo. “Estava lá na casa do meu primo. Eu estava para chamá-los para vir trabalhar. Quando meu pai chamou, já estava queimando tudo”, lamentou.

 

Ralf contou que tentou salvar os três netos em Pomerode (Foto: Reprodução/RBS TV)
Ralf contou que tentou salvar os três netos em Pomerode (Foto: Reprodução/RBS TV)
 
 

A casa fica no interior do município, a cerca de 14 quilômetros do Centro. Camila de 3 anos, Bruno, de 2, e Rafaela, de 4 meses, estavam juntos. As fotos das crianças se foram no incêndio. Na casa, eram dois cômodos: o quarto e a cozinha. Os avós moram do lado. Eles chegaram a tomar café com a neta mais velha logo cedo.

 

Mais tarde, a avó, Traudi Lach, ouviu o grito de uma das crianças. “Eu queria entrar, mas me queimou todo o cabelo. Os braços também queimaram e ela [mãe] queimou mais ainda”.A mãe teve queimaduras na mão e precisou ser levada ao hospital.

 

Os bombeiros ainda tentam descobrir as causas do incêndio. “Nós recolhemos o que sobrou dos materiais eletroeletrônicos para analisar um eventual traço de fusão, algum funcionamento irregular de equipamento. Porém, existe uma outra hipótese, que é bastante provável também. Que é de que as crianças estariam brincando com isqueiro ou algo do tipo”, disse o primeiro-tenente Rodrigo Basílio.

O casal já havia perdido um filho, gêmeo do menino que morreu, há pouco mais de um ano. O filho mais velho, de 12 anos, estava na escola quando ocorreu o incêndio. O velório das crianças deve ocorrer na Igreja Evangélica do testo Central a partir das 10h deste sábado (25).

Justen Celulares