Rui Car
23/12/2019 12h30 - Atualizado em 23/12/2019 08h47

Abel Braga cobra premiação do Flamengo

Ele dirigiu o time rubro-negro por seis jogos dos 38 do campeonato nacional

Assistência Familiar Alto Vale
Por: Gilmar Ferreira - Extra

Por: Gilmar Ferreira - Extra

Delta Ativa

A discussão em torno das premiações a serem pagas pela diretoria do Flamengo por conta dos títulos de 2019 ganhará novo capítulo após o recesso forense. É que o técnico Abel Braga decidiu ir à Justiça atrás do que julga ter direito: sua cota-parte nos prêmios da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

 

Ele dirigiu o time rubro-negro por seis jogos dos 38 do campeonato nacional e também por seis dos treze disputados no torneio continental. O caso será entregue aos cuidados de Paulo Reis, advogado vascaíno da esfera trabalhista.

 

A premiação extra paga por grandes conquistas é praxe nos contratos dos técnicos. E o que unia o Flamengo a Abel Braga não era diferente.

 

Contratado em janeiro e demitido no final de maio, ele teria direito a bônus a cada troféu erguido em âmbitos nacional e internacional. Com ele, o time chegou a ganhar a amistosa Copa da Flórida, a Taça Guanabara e o Estadual.

 

Mas o treinador saiu em maio, após a sexta rodada do Brasileiro, deixando o clube nas quartas da Copa do Brasil e nas oitavas da Libertadores. Numa, o Flamengo foi eliminado pelo Athlético-PR nas quartas.

 

Mas no torneio da Conmebol, chegou ao título. E Abel acha ter direito à parte do prêmio. Abel deixou o Flamengo dizendo ter sido traído pelos dirigentes que foram atrás de Jorge Jesus antes de demiti-lo.

 

E sua saída é festejada pelos rubro-negros até hoje, embora o saldo do time sob seu comando não tenha sido de todo ruim. Em 28 jogos oficiais, foram 18 vitórias, seis empates e quatro derrotas – aproveitamento de 64%, com 54 gols marcados e 24 sofridos.

 

Há muita mágoa envolvida e por isso, Abel quer receber tudo que julga estar no contrato. Mas o pleito é polêmico. Advogados dizem que o mais provável é que o técnico tenha direito a 6/13 da prêmio da Copa do Brasil e 6/38 do Brasileiro.

 

REENCONTRO

O detalhe é que Vasco e Flamengo se enfrentam logo na segunda rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual. E os rubro-negros vão a campo com um time formado por jovens do sub 20, mesclado com jovens recém-promovidos e reforços desta janela de transferência.

 

Em 2019, Abel empatou dois jogos com o Vasco (1 a 1) levando a campo um Flamengo misturado por reservas e jovens promessas.

 

E depois venceu os dois jogos finais com seu time titular. Será, sem dúvida, uma das poucas atrações deste campeonato que há muito perdeu o charme…

Justen Celulares