Rui Car
13/11/2019 09h56

Agenor e Marcos Felipe: o caminho e a situação dos dois concorrentes à vaga de Muriel, machucado

Um dos dois terá a responsabilidade de assumir a condição de titular do Fluminense na reta final do Brasileirão

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Agenor ou Marcos Felipe. Após a grave lesão do titular Muriel, um destes dois goleiros terá a missão de defender o Fluminense na luta contra o rebaixamento nas seis rodadas restantes do Brasileirão 2019. O próximo desafio é sábado, contra o Atlético-MG, pela 33ª rodada.

 

A responsabilidade é grande, afinal, com Muriel, o aproveitamento do Flu no campeonato é 12% maior (39% contra 27%). Caberá ao técnico Marcão fazer a escolha no decorrer desta semana. Reserva imediato, Agenor, que já foi titular da equipe no ano, é o favorito à vaga. Terceiro goleiro do elenco tricolor e sem partidas na temporada, Marcos Felipe venceu enquete do GloboEsporte.com com torcedores tricolores, mas corre por fora na disputa. E para refrescar a memória do torcedor, relembramos a trajetória dos arqueiros e suas situações atuais.

 

 

AGENOR

O gaúcho de 29 anos foi contratado pelo Fluminense no começo desta temporada. Tem vínculo até o fim de dezembro e até o momento não foi procurado pelo clube para renovação.

 

Em sua apresentação no Tricolor, foi alvo de críticas de torcedores ter chegado acima do peso. Em sua apresentação, o próprio goleiro admitiu que não estava na forma física ideal.

 

Agenor, em apresentação no Fluminense — Foto: Lucas MerçonAgenor, em apresentação no Fluminense — Foto: Lucas Merçon

Agenor, em apresentação no Fluminense — Foto: Lucas Merçon

 

Sua estreia foi logo em um Fla-Flu, válido pela Taça Rio, onde o então técnico Fernando Diniz escalou um time misto. A atuação segura diminuiu a desconfiança de parte da torcida.

 

 

agenor gabigol flamengo fluminense — Foto: André Durãoagenor gabigol flamengo fluminense — Foto: André Durão

agenor gabigol flamengo fluminense — Foto: André Durão

 

Ganhou a posição de Rodolfo e virou titular em maio. Foi titular em dez jogos e sofreu 14 gols. Ficou marcado pela partida contra o Bahia, onde falhou ao tentar sair jogando no primeiro gol e foi expulso após se adiantar em uma cobrança de pênalti. Pressionado, acabou perdendo a vaga para Muriel depois da derrota por 2 a 1 no clássico contra o Vasco pelo Brasileirão.

 

Agenor ficou marcado por falha em derrota para o Bahia — Foto: Marcelo Malaquias / Agência EstadoAgenor ficou marcado por falha em derrota para o Bahia — Foto: Marcelo Malaquias / Agência Estado

Agenor ficou marcado por falha em derrota para o Bahia — Foto: Marcelo Malaquias / Agência Estado

 

Revelado pelo Inter, Agenor passou também pelas categorias de base do Juventude. Reserva de Muriel e Alisson no Colorado, ganhou espaço e destaque atuando no Joinville. Passou também por Sport e Guarani, onde foi destaque na Série B, antes de chegar ao Flu.

 

MARCOS FELIPE

Formado no Fluminense e com passagens por seleções de base, o capixaba de 23 anos não foi a campo nenhuma vez em 2019. Dos 63 jogos do Flu na temporada, foi relacionado em 16.

 

Sua última partida foi no Torneio da Flórida, em janeiro de 2018, quando esteve em campo na derrota por 3 a 1 para o Barcelona do Equador. Mesmo não sendo utilizado nas últimas temporadas, recentemente renovou com o Tricolor até julho de 2022. Seu vínculo anterior terminava no fim deste ano.

 

 

Marcos Felipe, goleiro do Fluminense — Foto: Lucas MerçonMarcos Felipe, goleiro do Fluminense — Foto: Lucas Merçon

Marcos Felipe, goleiro do Fluminense — Foto: Lucas Merçon

 

Formado nas categorias de base do Fluminense, tem diversas passagens por seleções de base, tendo sido titular do Mundial Sub-17 de 2013 e Sul-Americano Sub-20 de 2015 e participado também dos Sul-Americanos Sub-15 (2011) e Sub-17 (2013) e do Mundial Sub-20 (2015).

 

Marcos Felipe em uma das passagens pelas seleções de base — Foto: Carlos Alberto da Silva/A GazetaMarcos Felipe em uma das passagens pelas seleções de base — Foto: Carlos Alberto da Silva/A Gazeta

Marcos Felipe em uma das passagens pelas seleções de base — Foto: Carlos Alberto da Silva/A Gazeta

 

Nos profissionais, no entanto, nunca se firmou. Em 2013 e 2014, chegou a ser relacionado para alguns jogos do Flu, mas não foi utilizado. Foi estrear no profissional pelo Macaé, em 2015, onde atuou por empréstimo. Lá, disputou oito jogos e sofreu nove gols.

 

Sua primeira vez no Tricolor foi inusitada, na última rodada do Brasileirão 2016. Em jogo disputado em Edson Passos, entrou no intervalo do jogo, no lugar do titular Júlio César, e segurou o empate que decretou o rebaixamento do Inter, na ocasião.

 

Em 2017, foi utilizado mais duas vezes. Uma na goleada por 5 a 2 sobre o Globo FC, pela Copa do Brasil, onde também substituiu Júlio César. Outra, na vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda, onde se destacou por pegar um pênalti.

 

RODOLFO (SUSPENSO)

Além de Agenor e Marcos Felipe, o Fluminense tem outro goleiro no elenco: Rodolfo. Titular no começo da temporada, o arqueiro perdeu a vaga para Agenor e está suspenso por doping por uso de cocaína desde o fim de junho. Ele foi flagrado na partida contra o Atlético Nacional, dia 23 de maio, pela Sul-Americana. O processo corre no Tribunal Disciplinar da Conmebol. Recentemente, a entidade abriu “expediente disciplinário” e notificou a defesa do atleta, que se manifestou na última sexta-feira.

 

Rodolfo no dia 24/06 pelo Fluminense, último treino antes da suspensão por doping — Foto: Lucas Merçon / FluminenseRodolfo no dia 24/06 pelo Fluminense, último treino antes da suspensão por doping — Foto: Lucas Merçon / Fluminense

Rodolfo no dia 24/06 pelo Fluminense, último treino antes da suspensão por doping — Foto: Lucas Merçon / Fluminense

Justen Celulares