Rui Car
26/03/2019 08h38

Chapecoense ouve recusas e sofre ao buscar novo técnico no mercado

Mancini é um dos treinadores que não aceitou a proposta do Verdão

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O tempo de espera entre a demissão de Claudinei Oliveira e o anúncio do substituto é longo na Chapecoense. Anormal, de certa forma, para os parâmetros do clube. Embora a diretoria adote um discurso moderado e paciente, é evidente que encontra dificuldades no mercado.

 

Inicialmente, a ideia era anunciar o novo treinador até a última quinta-feira. Depois, o acerto ficou para o fim de semana. No entanto, até a manhã desta terça, a “fumaça branca” ainda não foi vista na Arena Condá.

 

Na véspera do confronto contra o Criciúma, pela Copa do Brasil, a Chape ouviu a recusa de Vagner Mancini, coordenador técnico do São Paulo, e que recebeu uma oferta do Verdão. Não foi a única negativa à cúpula verde e branca.

 

 

Vagner Mancini segue no São Paulo — Foto: Marcos RibolliVagner Mancini segue no São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Vagner Mancini segue no São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

 

 

Kleina, recém empregado no Tigre, também foi procurado, mas sequer esperou para ouvir a proposta. Jair Ventura e Roger Machado, expoentes de uma nova geração, foram contactados, mas agradeceram o convite e declinaram.

 

Ney Franco, um dos primeiros alvos da Chape, também optou por não assumir a equipe neste momento. Assim como os já empregados Enderson Moreira, do Bahia, e Lisca, do Ceará.

 

A investida do Verdão em Vagner Mancini demonstra que o clube aceita abrir mão do perfil que busca: alguém que monte boas defesas e arme o time para jogar em contra-ataques.

 

 

Gilson Kleina não quis ouvir a proposta alviverde — Foto: Guilherme Hahn/DivulgaçãoGilson Kleina não quis ouvir a proposta alviverde — Foto: Guilherme Hahn/Divulgação

Gilson Kleina não quis ouvir a proposta alviverde — Foto: Guilherme Hahn/Divulgação

 

O profissional, que passou pela Chape em 2017, teve bom desempenho, com o campeonato estadual e a melhor arrancada em Brasileiros, mas nem de perto atuou da maneira desejada pelo atual departamento de futebol. Com um jogo de muita intensidade, a equipe fazia muitos gols, mas também sofria bastante. As goleadas para Grêmio, Atlético Nacional e Flamengo ajudaram a aumentar a pressão que culminou na demissão.

 

Técnicos procurados pela Chapecoense

Vagner Mancini Segue como coordenador técnico do São Paulo
Gilson Kleina Técnico do Criciúma
Jair Ventura Livre no mercado
Roger Machado Livre no mercado
Ney Franco Livre no mercado
Enderson Moreira Técnico do Bahia
Lisca Técnico do Ceará

 

A mudança de direção é reflexo da dificuldade, mas, por outro lado, abre o leque de opções. Ainda assim, há uma dificuldade em atrair um interessado, e o trabalho feito por Emerson Cris dá tranquilidade.

 

No planejamento inicial, havia a possibilidade do interino permanecer até o duelo da Copa do Brasil. Agora, isso é uma realidade. Será ele que estará no comando do Verdão diante do Criciúma, na quarta-feira, às 19h15 (horário de Brasília). O passo seguinte ainda é incerto.

Justen Celulares