Rui Car
19/03/2019 17h00 - Atualizado em 19/03/2019 15h14

Campeonato da Liga Riosulense com duas divisões a partir de 2020

Equipes poderão ter goleiro estrangeiro

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Com o início da nova diretoria presidida por Ronei Elton Pontizelli, o Campeonato da Liga Riosulense de Futebol vem com novidades para a temporada de 2019. O torneio deste ano será de transição e a partir do próximo ano a competição será dividida em Séries A e B. A nova fórmula de disputa foi apresentada e aprovada pela maioria dos clubes em reunião realizada no mês de fevereiro.

 

Para explicar as equipes como funcionará o campeonato, a direção da LRF utilizou como exemplo na reunião o número de 25 equipes (que poderá mudar de acordo com a demanda). Na primeira fase, que servirá como ranqueamento, os times serão divididos em cinco grupos com cinco clubes cada. Após turno único, os dois melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam para a chamada Liga Ouro e os demais disputarão a Liga Prata.

 

As 12 equipes que disputarão a chamada “Liga Ouro” em 2019 já estarão garantidas na Série A de 2020. Os times que disputarem a “Liga Prata” terão a oportunidade de disputar a primeira divisão do ano seguinte caso terminam entre as quatro melhores desta temporada. Assim, o Campeonato Regional terá 16 equipes na disputa da Série A em 2020, com as demais jogando a Série B. As quatro piores caem e as quatro melhores garantirão o acesso.

 

“Será um ano de muito aprendizado. Formamos uma diretoria com várias pessoas que tem o objetivo único de contribuir com o futebol da nossa região. Assumimos o grande desafio de realizar essa transição para a termos a duas divisões a partir de 2020. Não será fácil, mas com certeza iremos alcançar êxito com o apoio dos clubes”, destacou Pontizelli.

 

Equipes poderão ter goleiro estrangeiro

E a partir desta temporada as equipes poderão inscrever cinco jogadores “estrangeiros”, mas uma das vagas deverá obrigatoriamente ser ocupada por um goleiro. A decisão será mantida para a temporada de 2020. A única alteração ficará com a Série B, que deverá na próxima edição ter apenas jogadores da casa.

 

Os times interessados em disputar a Liga Riosulense devem confirmar participação com o pagamento da inscrição de R$ 4 mil até o dia 18 de abril. Uma semana depois, no dia 25, em local a ser definido, será realizado o congresso técnico. No mesmo dia os clubes devem entregar a ficha de inscrição dos atletas, além do chamado “cheque caução”.

 

Atenção as datas:

18 de abril (até às 20h) – Inscrição e pagamento:
25 de abril – Congresso Técnico;
Entrega da Ficha de Inscrição dos Atletas;
Pagamento do Cheque Caução.
03 de maio – Divulgação da Tabela Completa
02 de junho – Início dos Jogos

Justen Celulares