Rui Car
22/01/2019 15h35 - Atualizado em 22/01/2019 13h53

Brasileiro será anunciado como integrante do programa de jovens pilotos da Renault rumo à F1

Campeão da F4 francesa no ano passado, ele foi contratado junto a outros quatro pilotos

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O Brasil tem mais um representante numa academia de jovens pilotos rumo à Fórmula 1: o paulista Caio Collet, de 16 anos, será anunciado na tarde desta terça-feira como novo integrante do Renault Sport Academy, que prepara e desenvolve pilotos com o objetivo de correr na principal categoria do automobilismo mundial.

 

Além do brasileiro, foram selecionados o dinamarquês Kristian Lundgaart, o francês Victor Martins, o inglês Max Fewtrell e o chinês Guanyu Zhou. Todos são pilotos que até agora se mostraram vencedores nas categorias que disputaram. O anúncio será coletivo, feito nos países dos pilotos, a partir das 15h (de Brasília).

 

 

A partir de agora todos os passos deles são determinados pela direção da equipe e voltados para o plano de leva-los à F1. Já a partir da semana que vem eles acompanharão Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, os titulares da equipe Renault, em um programa de preparação física, nutricional e mental. Serão duas semanas de atividades no Catar.

 

 

Caio Collet conquistou sete vitórias e o título da F4 francesa em 2018 — Foto: Philippe KalmèsCaio Collet conquistou sete vitórias e o título da F4 francesa em 2018 — Foto: Philippe Kalmès

Caio Collet conquistou sete vitórias e o título da F4 francesa em 2018 — Foto: Philippe Kalmès

 

Apoio de Massa e Todt

Antes de correr na Europa, Collet conquistou 12 titulos de kart no Brasil. Em 2015, estreou no kart internacional com um terceiro lugar no Mundial, sendo o melhor estreante. Entrou num carro de formula pela primeira vez no ano passado, e já foi campeão da FIA Fórmula 4 francesa, com sete vitorias, sete poles e sete voltas mais rápidas.

 

Também em 2018, Caio foi o único brasileiro convidado para participar do programa Volant Winfield, que já revelou os campeões mundiais Alain Prost e Damon Hill, e foi o campeão absoluto entre 100 competidores.

 

Caio é apadrinhado por Felipe Massa, último representante brasileiro no grid da F1, até 2017. O jovem brasileiro, que completa 17 anos no dia 3 de abril, tem como empresário o francês Nicolas Todt, filho do presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt.

 

Nicolas Todt e Caio Collet trabalham juntos desde 2016 — Foto: DivulgaçãoNicolas Todt e Caio Collet trabalham juntos desde 2016 — Foto: Divulgação

Nicolas Todt e Caio Collet trabalham juntos desde 2016 — Foto: Divulgação

 

Além de Collet na Renault, Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof são contratados pela Academia da Ferrari. O Brasil tem ainda dois pilotos contratados por equipes da Fórmula 1: Pietro Fittipaldi Sérgio Sette Câmara são integrantes das equipes Haas e McLaren, respectivamente.

Justen Celulares