Rui Car
17/12/2018 08h21

Messi? Cristiano Ronaldo? O artilheiro do futebol europeu é brasileiro… e se chama Liliu

Atacante que atua na Estônia tem 31 gols marcados na temporada e lidera a Chuteira de Ouro

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Se fosse preciso adivinhar, quem você diria que é o artilheiro do futebol europeu hoje? Messi e Cristiano Ronaldo sequer chegam perto, Mbappé é um forte concorrente, os goleadores Lewandowski e Harry Kane correm por fora… mas não. O homem que está no topo dessa lista no momento é brasileiro. E se chama Liliu.

 

O paulista marcou 31 gols na temporada com a camisa do Nömme Kalju, da Estônia. É o atual líder da Chuteira de Ouro, prêmio que contempla o maior artilheiro das ligas europeias na temporada – portanto, gols em copas, Liga dos Campeões e afins não são contabilizados.

 

 

De férias em São Carlos, no interior de São Paulo, Ellinton Antonio Costa, o Liliu, recebeu a equipe do Esporte Espetacular para falar sobre a boa fase. Por lá, o atacante é uma celebridade.

 

“O pessoal aqui ficou bem animado, fico feliz por ser reconhecido aqui no Brasil também, o que não acontece o tempo todo”, comenta ele.

Aos 28 anos, Liliu vive definitivamente seu melhor momento na carreira. Antes de chegar ao Kalju, sua temporada mais goleadora havia sido em 2014/15, quando marcou 13 gols pelo Birkirkara, de Malta. Logo no primeiro ano na Estônia, fez 17. E desta vez, além de artilheiro da Premium Liiga, também ajudou a conquistar o caneco que o clube não conquistava desde 2012.

 

Liliu foi o artilheiro do Campeonato Estoniano e principal jogador na campanha do título do Kalju — Foto: Divulgação / Nömme KaljuLiliu foi o artilheiro do Campeonato Estoniano e principal jogador na campanha do título do Kalju — Foto: Divulgação / Nömme Kalju

Liliu foi o artilheiro do Campeonato Estoniano e principal jogador na campanha do título do Kalju — Foto: Divulgação / Nömme Kalju

 

Revelado no Desporto Brasil-SP, o atacante saiu do Brasil cedo para jogar no Westerlo, da Bélgica. Passou também por outros mercados alternativos, como Emirados Árabes, Chipre e Israel. Depois de tantos gols, o líder da Chuteira de Ouro tem esperança em conseguir uma chance em campeonatos maiores.

 

– Espero poder dar um salto para uma liga mais competitiva, de mais expressão, e continuar fazendo o mesmo número de gols, se Deus quiser. Isso só alavanca a carreira do jogador – disse.

 

Vencer? Difícil

Cá entre nós: as chances de Liliu levar a Chuteira de Ouro são remotíssimas.

 

O prêmio que existe desde 1967 leva em consideração o desempenho na temporada inteira. Mas na Estônia, o campeonato já acabou – os países nórdicos têm calendário parecido com o brasileiro, com os campeonatos realizados normalmente entre março e novembro. Ou seja, Liliu teve uma pequena vantagem por começar a jogar alguns meses antes que os principais craques do continente europeu, que, por sua vez, ficarão em atividade até maio do ano que vem.

 

– Vai ser muito difícil se manter lá em cima. Mas, para mim, estar no topo nesse momento, na virada do ano, já é algo bem bacana – resumiu o atacante.

 

Além disso, a Chuteira de Ouro define o peso (nível de dificuldade) das ligas e multiplica pelo número de gols para chegar à pontuação do jogador. O campeonato da Estônia, onde joga Liliu, tem peso 1 – portanto, com 31 gols, ele tem 31 pontos. Ligas maiores (Inglês, Francês, Espanhol…) têm peso 2. Enquanto as medianas (Português, Turco, Russo…) têm peso 1,5.

 

No momento, o atacante senegalês Mbaye Diagne, que joga no Kasimpasa, da Turquia, é quem mais se aproxima de Liliu. Ele tem 18 gols (27 pontos). Mbappé é outro que também está pertinho: 12 gols (24 pontos).

 

Veja como está o top 10 da Chuteira de Ouro:

  1. Liliu (Kalju Nömme, Estônia) – 31 gols, 31 pontos
  2. Zakaria Beglarishvili (Flora Tallinn, Estônia) – 30 gols, 30 pontos
  3. Paulinho (BK Häcken, Suécia) – 20 gols, 30 pontos
  4. Patrick Hoban (Dundalk, Irlanda) – 29 gols, 29 pontos
  5. Mbaye Diagne (Kasimpasa, Turquia) – 18 gols, 27 pontos
  6. Roman Debelko (Levadia, Estônia) – 27 gols, 27 pontos
  7. Linus Hallenius (GIF Sundsvall, Suécia) -18 gols, 27 pontos
  8. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain, França) – 12 gols, 24 pontos
  9. Emiliano Sala (Nantes, França) – 12 gols, 24 pontos
  10. Nikolay Komlichenko (Mladá Boleslav, República Tcheca) – 15 gols, 22,5 pontos
Justen Celulares