Rui Car
15/10/2018 09h04

Palmeiras é o grande vencedor da rodada e São Paulo perde força

Assistência Familiar Alto Vale
R7

R7

Delta Ativa

O Palmeiras foi o grande vencedor da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, que termina nesta segunda-feira (15) com a partida entre Ceará e Botafogo, no Castelão, em Fortaleza.

 

A vitória sobre o Grêmio, neste domingo, no Pacaembu, foi essencial para manter o time paulista na liderança do torneio com três pontos de vantagem para o Inter, que bateu o São Paulo, de virada, em Porto Alegre.

 

Por outro lado, o time tricolor do Morumbi — que havia voltado a liderar o Brasileirão depois de três anos, se sustentou na ponta por oito rodadas e deixava a sua torcida esperançosa — caiu de produção em um momento crucial e já está sete pontos atrás do líder. O São Paulo tem 52 pontos, enquanto o Palmeiras soma 59.

 

O Flamengo, que venceu o clássico com o Fluminense por 3 a 0, no sábado, no Maracanã, chegou aos 55 pontos e está somente um atrás do Inter (56), vice-líder do campeonato.

 

Ambos (rubro-negros e colorados) seguem com chances de tomar a ponta do Palmeiras. Já o Grêmio, com 51 pontos, foi outro time a se afastar da disputa pelo título a nove rodadas do encerramento da competição.

 

Palmeiras a todo o vapor

 

Desde a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, que substituiu Roger Machado e iniciou a terceira passagem pelo clube, o Palmeiras vive uma fase espetacular.

 

O time comandado por Felipão tem conseguido superar o desafio de se desdobrar entre a Copa Libertadores e o Brasileiro. O rendimento da equipe não caiu mesmo com a escalação de alguns reservas.

 

Nomes como o meia Lucas Lima e o atacante Deyverson, antes alvos de muitas críticas por parte dos torcedores, agora são exaltados pela boa fase e os gols que garantiram vitórias importantes.

 

Além disso, o Palmeiras não perde há 14 jogos no Campeonato Brasileiro. A última derrota ocorreu no dia 25 de julho, no Maracanã, para o Fluminense, em jogo da 15ª rodada do Nacional.

 

Na Libertadores, a equipe está entre os quatro melhores e, por ter a melhor campanha entre todos os concorrentes, terá o direito de decidir em casa nesta fase e em uma eventual final, caso supere o Boca Juniors, adversário na semifinal.

 

São Paulo em crise

 

Já o São Paulo voltou para uma crise que parecia ter afastado nesta temporada. Após anos de campanhas ruins, eliminações traumáticas e falta de títulos, a exigente torcida tricolor estava animada com a liderança no Brasileiro.

 

As contratações do veterano Nenê, de 37 anos, e do atacante Diego Souza, de 33, superaram a expectativa da comunidade são-paulina. Ambos se tornaram os artilheiros da equipe treinada por Diego Aguirre, que parecia ter acertado a mão na condução do grupo.

 

No entanto, o São Paulo começou a tropeçar diante de adversários de menor expressão (empates com Paraná e América-MG), perdeu jogos importantes (o clássico para o Palmeiras e o duelo com o Inter, outro concorrente direto pelo título) e não demonstra a força suficiente para reagir.

 

Para o ex-lateral Cicinho, ídolo do clube, a falta de jogadores em condições de substituir os titulares com a mesma regularidade é o motivo da má fase do São Paulo — que não vence há cinco rodadas no Brasileiro.

 

“O São Paulo tem um time muito bom. A questão é que as peças de reposição não estão à altura. O Militão saiu e o São Paulo não conseguiu achar um lateral que dê o suporte que ele dava. É complicado”, ponderou Cicinho, embaixador das clínicas da Fundação Real Madrid no Brasil.

 

Santos correndo por fora pela Libertadores e Corinthians ameaçado

 

Outros dois rivais paulistas também vivem situações opostas no Brasileirão. O Santos, que chegou a ocupar a zona de rebaixamento, se recuperou e agora sonha com uma vaga no G-6, grupo de equipes que terão vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

 

Sob o comando de Cuca, o time santista subiu para o sétimo lugar na tabela, com 42 pontos, agora bem perto do Atlético Mineiro, sexto colocado, com 46. Além disso, o atacante Gabriel Barbosa voltou a fazer gols e assumiu a artilharia do campeonato (14 gols).

 

Já o Corinthians, que decide a Copa do Brasil com o Cruzeiro, nesta quarta, em São Paulo, também não consegue manter o mesmo ritmo no Brasileirão. A equipe do técnico Jair Ventura vem de duas derrotas seguidas (Flamengo e Santos) e está incomodamente perto das últimas posições.

 

Com apenas 35 pontos, o time corintiano está a quatro da Chapecoense, que ocupa a 17ª posição na classificação e é a primeira equipe entre as quatro da zona do descenso.

Justen Celulares