Rui Car
19/09/2018 08h46

Renato Gaúcho elogia atuação em vitória e cita estratégia: “Tem gente que acha que não estudo”

Técnico vibra com vantagem por vaga na semifinal da Libertadores

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Renato Portaluppi viu seus comandados assimilarem a pressão do Tucumán nos primeiros minutos e a contornarem com uma partida inteligente para sair com uma vitória por 2 a 0 nesta terça-feira, no Estádio José Fierro, pela ida das quartas de final da Libertadores. E fez questão de reconhecer – ao seu jeito habitual – o esforço de sua equipe para executar a estratégia e conquistar um resultado que encaminha a vaga na semifinal da competição continental.

 

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico elogiou a atuação gremista em solo argentino. E também aproveitou para tirar onda, ao lembrar de críticas que recebe por não ter o perfil “estudioso”. De acordo com o treinador, ele e a comissão técnica “estudaram bem” a maneira de atuar do adversário e desenharam a jogada do primeiro gol. No lance, Geromel cobrou falta para a entrada da área, onde Cícero desviou de cabeça para o ingresso de Alisson na finalização.

 

– E olha que tem gente que fala que eu não estudo futebol, apesar de ser pago para isso. Estudamos bem a maneira que o Tucumán jogava. Estavam há seis meses sem perder dentro de casa. Sabíamos que ia nos dar trabalho. Foi exatamente nessa bola em diagonal para a entrada do Cícero. Na virada rápida, no sentido contrário sempre. Deu certo. Mais uma vez, o mais importante é que os jogadores entraram em campo sabendo como o adversário jogava. O gol dele e o do Everton é uma jogada que peço bastante para estarem concentrados – exalta o técnico.

 

“E olha que tem gente que fala que eu não estudo futebol, apesar de ser pago para isso. Estudamos bem a maneira que o Tucumán jogava. Estavam há seis meses sem perder dentro de casa”

 

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo MouraRenato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

 

O treinador vibrou, claro, com a vantagem que permite ao Tricolor até perder o jogo da volta por 1 a 0 e ainda assim avançar à semifinal. Renato valorizou o triunfo também pelas dificuldades apresentadas pelo Tucumán. Mas ressaltou que é preciso manter a mesma pegada na Arena para carimbar a classificação.

 

– Foi muito importante essa vantagem. Fora de casa é sempre muito difícil. Teve pressão inicial por conta do Tucumán, mas era normal. O Grêmio foi controlando o jogo, fizemos o primeiro gol com uma jogada forte com Cícero e a entrada em diagonal do Alisson. Depois, conseguimos o segundo gol. Talvez tenha sido uma surpresa para vocês, mas o Grêmio onde joga joga para ganhar. A gente soube se defender. Os jogadores são inteligentes, se adaptaram bem ao esquema. A vantagem é muito boa, mas não está garantida – ressalta.

 

A vitória maiúscula desta terça-feira encaminha a presença do Grêmio na semifinal da Libertadores. O Tricolor pode até perder por 1 a 0 no jogo da volta, em 2 de outubro, às 21h45, na Arena, que garante a vaga na próxima fase. Antes, porém, a equipe retoma o foco no Brasileirão. Os gremistas recebem o Ceará às 11h do próximo domingo, em casa, pela 26ª rodada.

Justen Celulares