Rui Car
14/08/2018 08h18

Para continuar na Sul-Americana, São Paulo enfrenta tabu de 18 eliminações em mata-mata

Tricolor só se recuperou de duas derrotas no jogo de ida

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo terá de vencer o Colón, na Argentina, na próxima quinta-feira, às 21h45 (de Brasília). Depois de perder por 1 a 0 no Morumbi, o Tricolor terá que fazer dois gols de diferença ou um desde que marque ao menos duas vezes – vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

 

Entretanto, desde 2013, o retrospecto em mata-matas após sair atrás no jogo de ida não é nada animador. Vale lembrar que, no fim de 2012, o São Paulo conquistou seu último título, justamente a Sul-Americana.

 

De lá para cá, foram 18 eliminações em confrontos eliminatórios, sendo que em nove o Tricolor perdeu o primeiro jogo, como agora, e não conseguiu se recuperar na partida de volta.

 

 
 

São Paulo foi derrotado pelo Colón no jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli)São Paulo foi derrotado pelo Colón no jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli)

São Paulo foi derrotado pelo Colón no jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli)

 

Nessas 18 quedas em disputas eliminatórias, somente três vezes o São Paulo conseguiu superar um resultado adverso.

 

O primeiro foi na segunda fase da Copa Sul-Americana de 2014, quando perdeu para o Criciúma por 2 a 1 na ida e conseguiu fazer 2 a 0 na volta.

 

A outra virada aconteceu nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, contra o Ceará. Na ocasião, o São Paulo foi derrotado inicialmente por 2 a 1 e fez 3 a 0 no segundo jogo. A última ocorreu neste ano, quando saiu atrás do São Caetano no jogo de ida das quartas do Paulista (1 a 0) e reverteu no Morumbi (2 a 0).

 

Embora o saldo não seja positivo nos últimos cinco anos, o técnico Diego Aguirre tem motivos para acreditar em uma virada na quinta-feira.

 

 

No Campeonato Brasileiro, o São Paulo é líder, com 38 pontos ganhos, e o melhor visitante da competição. Outro ponto importante são as peças à disposição. Com os retornos de Rodrigo Caio, Edimar e Régis, quase todos os jogadores estarão à disposição – exceto Brenner, expulso no Morumbi.

Justen Celulares