Rui Car
13/08/2018 11h11 - Atualizado em 13/08/2018 08h22

Matthäus põe seis na briga pelo Fifa The Best: “Neymar não fez nada”

Único alemão eleito o melhor do mundo, ex-jogador acredita que lesão atrapalhou demais o brasileiro

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

É difícil encontrar alguém mais credenciado para falar sobre o prêmio Fifa The Best que Lothar Matthäus. Eleito o melhor jogador do mundo na primeira edição do evento da Fifa, em 1991 – o único alemão na história –, o ex-jogador foi também um dos membros do painel que apontou os 10 indicados deste ano. E na opinião dele, a era de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pode estar prestes a acabar.

 

Aos 57 anos, a lenda alemã que defendeu Bayern de Munique e Inter de Milão principalmente nos anos 80 colocou outros quatro jogadores no páreo, além da dupla. Na opinião dele, Hazard, Mbappé, Griezmann e Modric foram impulsionados pela Copa do Mundo.

 

– Eu acho que vai se uma competição diferente dos últimos 10 anos porque Messi e Cristiano Ronaldo não fizeram uma boa Copa do Mundo. Messi não fez uma boa Liga dos Campeões. Ronaldo não fez um bom Campeonato Espanhol. Na Copa, outros jogadores brilharam. Hazard, da Bélgica, Mbappé e Griezmann, da França. E Modric, que foi o melhor jogador da Copa. Acho que esses seis jogadores estão na disputa, é uma competição aberta. Claro que Messi e Ronaldo têm nome, mas eles não fizeram uma boa Copa – declarou ele ao GloboEsporte.com durante um encontro com jornalistas em Frankfurt, pouco antes da disputa da Supercopa da Alemanha.

 

 

Os 10 indicados para o prêmio foram Cristiano Ronaldo (Juventus), De Bruyne (Manchester City), Griezmann (Atlético de Madrid), Hazard (Chelsea), Harry Kane (Tottenham), Mbappé (PSG), Messi (Barcelona), Modric (Real Madrid), Salah (Liverpool) e Varane (Real Madrid). Neymar, do PSG, ficou fora do top 10 pela primeira vez desde que chegou ao futebol europeu, em 2013, para atuar no Barcelona.

 

Com palavras duras, Matthäus acredita que, de fato, Neymar não mereceu a indicação. Mas lembra que a lesão o atrapalhou muito. O brasileiro fraturou um osso do pé direito no fim de fevereiro e só voltou a jogar em maio, já pela seleção brasileira, às vésperas da Copa.

 

– Primeiro, ele ficou muito tempo machucado. Ele não fez nada no Paris Saint-Germain, nada excelente, ele fez 20 gols, isso é “ok” para o Campeonato Francês. Foi o mesmo pelo Brasil na Copa. Claro que ele fez dois ou três gols. Mas a maneira como ele agiu durante a Copa do Mundo, em vários jogos, não dá muita simpatia a ele. E outros jogadores, especialmente na Copa do Mundo, jogaram em um nível mais alto que o Neymar – acredita o alemão.

 

Matthäus completou dizendo que esperava mais de Neymar, principalmente na Copa do Mundo.

 

– Claro (que esperava), ele é um dos melhores jogadores do mundo, ele é talentoso, ele é rápido, faz gols, pode fazer a diferença. Mas ficou quatro, cinco meses machucado antes da Copa do Mundo, e isso foi uma desvantagem para ele. Quatro ou cinco meses sem jogar, é difícil se recuperar durante a Copa. Por isso ele jogou abaixo dos 10 melhores – concluiu.

 

O vencedor do prêmio Fifa The Best será anunciado no próximo dia 24 de setembro, na festa de gala da Fifa, em Londres.

Justen Celulares