Rui Car
21/06/2018 16h30 - Atualizado em 21/06/2018 16h31

Meunier, “cachorro louco” da Bélgica, avisa: “Neymar pode ser o jogador do século”

Lateral-direito do PSG tem papel decisivo no ataque belga

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Na sombra da precisão de Hazard, do talento de De Bruyne, do faro de Lukaku, aparece o lateral-direito Thomas Meunier na Bélgica. Colega de Neymar no Paris Saint-Germain, o jogador tem pinta de atacante: surge aberto pela ponta e soma gols pela seleção. Mas, claro, não impressiona tanto quanto o colega de clube, a quem direciona os maiores elogios:

 

– Neymar pode ser o homem desta Copa do Mundo e mesmo do século, se quiser. Ele é extraordinário. Os suíços se fecharam bem contra ele, e imagino que as outras equipes seguirão o exemplo. Isso pode nos ajudar. Neymar é um jogador sensacional, que pode fazer a diferença a qualquer momento – disse Meunier à rede RTBF.

 

Meunier e Neymar jogam juntos no PSG (Foto: Damien Meyer/AFP)Meunier e Neymar jogam juntos no PSG (Foto: Damien Meyer/AFP)

Meunier e Neymar jogam juntos no PSG (Foto: Damien Meyer/AFP)

 

Na Bélgica, o lateral conta com total liberdade. E há uma explicação tática para isso.

 

Acontece que Roberto Martínez arma o time com três zagueiros. Na estreia na Copa, contra o Panamá, os escalados foram Alderweireld, Boyata e Vertonghen, já que Vermaelen e Kompany se recuperam de lesões. Com a trinca defensiva, o esquema permite, e até exige, que Meunier se lance ao ataque – e o mesmo vale para Carrasco na esquerda.

 

Com isso, o lateral vira um auxiliar do ataque. E se torna goleador. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, foram cinco gols saídos de seus pés em oito jogos. Só Lukaku e Hazard fizeram mais gols do que ele na classificatória. De tão livre, ele se sente um cachorro louco.

 

– É a grande oportunidade de ser como um cachorro louco. Posso correr por duas horas. Posso correr e trabalhar pela equipe ao mesmo tempo. Estou no meu auge físico e muito otimista – afirmou o jogador.

 

Meunier costuma acompanhar Neymar como alvo de rusgas com a torcida do PSG. Defendeu o tratamento do atacante no Brasil, criticou torcedores que o vaiaram e classificou o brasileiro como um emblema do clube. Só não foi 100% pró-Neymar quando questionado se preferia o craque ou o meia Eden Hazard. “Hazard, claro”, respondeu.

 

A exemplo do brasileiro, Meunier teve que lidar com a irritação dos torcedores parisienses. Ao curtir uma publicação que exaltava a torcida do Olympique de Marselha, maior rival do PSG, foi muito criticado pelos fãs do próprio time. E o que fez? Recusou-se a pedir desculpas.

 

 

Thomas Meunier, lateral da Bélgica, em ação na estreia contra o Panamá (Foto: Getty Images)Thomas Meunier, lateral da Bélgica, em ação na estreia contra o Panamá (Foto: Getty Images)

Thomas Meunier, lateral da Bélgica, em ação na estreia contra o Panamá (Foto: Getty Images)

 

Meunier já disse que sua final de Copa do Mundo dos sonhos seria contra Neymar, contra o Brasil. Curiosamente, se acontecer, ele terá que marcar o colega de time. Mas o encontro na decisão exige que uma das seleções avance em segundo na fase de grupos. Se ambos passarem em primeiro e também avançarem nas oitavas de final, as duas equipes se encontrarão antes, nas quartas.

 

Depois da estreia com vitória de 3 a 0 sobre o Panamá, a Bélgica volta a campo às 9h de sábado, diante da Tunísia, em Spartak. Se vencer, poderá garantir classificação antecipada às oitavas de final – desde que a Inglaterra também vença o Panamá.

Justen Celulares