Rui Car
21/05/2018 09h20 - Atualizado em 21/05/2018 08h58

Vasco tenta mudar cenário recente para buscar Sul-Americana; veja panorama

Cruz-Maltino saiu perdendo nos últimos 10 jogos e só virou duas vezes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Antes mesmo de entrar em campo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília) contra a Universidad de Chile, o Vasco não tem mais chances de se classificar para as oitavas de final da Libertadores. Quarto colocado do grupo 5, porém, o Cruz-Maltino ainda tem objetivos: precisa vencer a La U no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, para conseguir uma vaga na Sul-Americana.

 

Para facilitar um pouco sua missão fora de casa, o time comandado pelo técnico Zé Ricardo precisa contornar um cenário que tem sido comum na atual temporada. O Vasco saiu perdendo nas últimas 10 partidas e só conseguiu virar o placar duas vezes, contra Atlético-MG e América-MG, em São Januário. Acabar com essa estatística é uma das metas do Cruz-Maltino.

 

 

Vasco tem missão difícil no Chile (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)Vasco tem missão difícil no Chile (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Vasco tem missão difícil no Chile (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

 

Não só pela vontade de ir à Sul-Americana, mas porque os jogadores se desgastam mais quando precisam correr atrás de um placar adverso. E isso, como mostram os números, tem sido rotina no Vasco.

 

– Quando está atrás, você tem de correr dobrado para marcar e com a bola tem de correr dobrado para criar e fazer os gols. Contra o Flamengo, em cinco ou sete minutos empatamos. Nós viramos alguns jogos e buscamos o empate, isso mostra evolução do time. Algumas peças estão se machucando. Já sabíamos que seria assim – disse o meia Thiago Galhardo.

 

De qualquer jeito, por causa da situação do grupo 5 da Libertadores, o Vasco precisa fazer pelo menos dois gols na Universidad de Chile para ir à Sul-Americana. Se vencer por 1 a 0, a equipe brasileira empata nos quatro primeiros critérios de desempate (maior pontuação, melhor saldo, mais gols marcados, mais gols como visitante), mas perde no ranking da Conmebol.

 

Em caso de qualquer outra vitória por um gol de diferença (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3…), o Vasco se classifica por ter mais gols marcados fora de casa no confronto com a La U, que venceu em São Januário por 1 a 0. Resultados mais largos, por dois ou mais gols de diferença, garantem o Cruz-Maltino na Sul-Americana por causa do saldo de gols.

 

Veja, abaixo, os jogos que o Vasco saiu perdendo nessa sequência:

  1. Vasco 0x1 Botafogo
  2. Vasco 2×1 Atlético-MG
  3. Racing 4×0 Vasco
  4. Chapecoense 1×1 Vasco
  5. Vasco 1×1 Racing
  6. Vasco 0x4 Cruzeiro
  7. Vasco 4×1 América-MG
  8. Bahia 3×0 Vasco
  9. Vasco 2×3 Vitória
  10. Flamengo 1×1 Vasco
Justen Celulares