Rui Car
22/02/2018 08h19

Renato ganha banho e revela papo com Grohe antes de pênaltis: “Falei que ia segurar”

Treinador vibra com título da Recopa Sul-Americana

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Renato Portaluppi se acomodou no auditório de imprensa da Arena, ao lado de Maicon, já preparado para a cena que viria a seguir: o banho de água e isotônico dos seus jogadores, já tradicional em seu terceiro título em 17 meses de Grêmio. Após conquistar a Recopa Sul-Americana com vitória nos pênaltis sobre o Independiente, nesta quarta-feira, o treinador valorizou seu grupo e revelou um papo especial com Marcelo Grohe.

 

Depois dos 120 minutos de um 0 a 0 batalhado, o técnico se aproximou do goleiro e lhe passou um voto final de confiança. Que soou profético. No papo reservado com Grohe, Renato disse ao arqueiro que ele defenderia ao menos um pênalti. Dito e feito: o camisa 1 fez a defesa do título.

 

– Eu acho que acima de tudo foi o que a equipe fez durante o tempo. Não só nos pênaltis. Eles se fecharam. Não adiantava tentar furar o bloqueio de qualquer jeito. Não conseguimos converter a gol as oportunidades que a gente criou. A equipe esteve bem. Eu conversava com o Maicon para passar tranquilidade. A bola não entrou nos 90, nem na prorrogação. Tem algumas coisas que falo para o grupo que é melhor ficar para o grupo. Mas o mais importante foi que desde domingo, a equipe treinou pênaltis, treinamos na segunda, na terça. Eles treinaram e bateram bem. Quanto aos pênaltis, eu estava tranquilo. Acima, de tudo, tínhamos o Marcelo. Eu falei para ele que ele ia segurar. Pelo menos um. Foi o que aconteceu – “profetizou” o treinador.

 

 

Renato concede entrevista ao lado de Maicon e Carol (Foto: Eduardo Moura)Renato concede entrevista ao lado de Maicon e Carol (Foto: Eduardo Moura)

Renato concede entrevista ao lado de Maicon e Carol (Foto: Eduardo Moura)

 

Os elogios do comandante ao grupo têm a ver com o início de ano atribulado e difícil vivenciado pelo clube, atual lanterna do Gauchão. Com tempo curto de férias e de preparação devido à disputa do Mundial, em dezembro, o treinador ressaltou a capacidade do seu grupo de conquistar um título logo no quarto jogo do ano.

 

– Eu falei pra vocês que ia precisar de cinco, seis jogos para readquirir o ritmo. O campeonato estadual começou, a equipe principal estava de férias. Não vai ser da noite pro dia. Pode ficar tranquilo. A gente trabalha muito. A gente sempre trabalha diariamente para buscar o melhor para o clube. Foi mais uma prova disso. O Grêmio deu a palavra presente para o ano de 2018, depois da atuação de hoje. A equipe se comportou muito bem. Falta alguma coisa ou outra. É normal. O Grêmio está de volta. Mas se com 30 dias de trabalho, estamos dando mais uma volta olímpica. querem cobrar mais o que da gente? – ressaltou.

 

A taça em mãos logo em fevereiro serve de combustível extra para reverter uma situação delicada, contrastante com a festa que tomou as arquibancadas da Arena. Lanterna no Gauchão com apenas quatro pontos em sete jogos, o Grêmio tem quatro rodadas para evitar o rebaixamento e tentar subir ao G-8. A equipe volta a campo já no próximo sábado, às 19h, para encarar o Novo Hamburgo, na Arena, pela 9ª rodada. Na sequência, ainda depara com a estreia na Libertadores, na terça-feira, às 19h15, contra o Defensor, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu.

Justen Celulares