Rui Car
22/11/2017 11h11 - Atualizado em 22/11/2017 08h31

Corinthians versão 2018: Carille cogita mudança tática e Jadson em nova posição

Após título brasileiro, técnico já pensa em como melhorar a equipe no próximo ano

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O Corinthians ainda não levantou a taça de campeão brasileiro, o que acontecerá no domingo, mas o técnico Fábio Carille já pensa em como reinventar a equipe para seguir conquistando títulos em 2018.

 

Entre os festejos pelos títulos, dezenas de entrevistas e alguns poucos momentos de descanso, o comandante alvinegro traça planos para a próxima temporada.

 

Algumas ideias ainda são vagas e dependem da chegada de reforços e da manutenção do atual elenco. Já outras estão definidas na cabeça do treinador, como a mudança de posição de Jadson.

 

Ao contrário deste ano e de sua primeira passagem pelo Timão, o camisa 10 não atuará mais aberto pelo lado direito do ataque. Carille pretende escalar o meia centralizado.

 

 
 

No papel: Carille desenhou ao GloboEsporte.com alternativas táticas que ele imagina (Foto: Marcelo Braga)No papel: Carille desenhou ao GloboEsporte.com alternativas táticas que ele imagina (Foto: Marcelo Braga)

No papel: Carille desenhou ao GloboEsporte.com alternativas táticas que ele imagina (Foto: Marcelo Braga)

 

– Eu já tinha pensado nisso para este ano, mas o time embalou de um jeito com o Jadson ali na direita, que ele foi ficando até se machucar. Sei que com 34 anos é difícil marcar. Dois anos fazem diferença. Em 2015 ele tinha 32. É ainda mais complicado porque ele foi para um futebol que não é tão competitivo, como o da China – explica o treinador, que afirma já ter dado menos obrigações defensivas para Jadson nesta temporada.

 

 

Com Jadson centralizado, possivelmente ao lado de Rodriguinho, Carille também pode mexer no esquema tático do Timão. Assim, ele abriria mão do 4-2-3-1, utilizado durante a maior parte de 2017, e voltaria ao 4-1-4-1, adotado por Tite na campanha do hexa, em 2015.

 

Para adotar essa formação, o técnico afirma que precisará de jogadores de velocidade pelas pontas, que voltem muito para marcar. Romero e Clayson podem desempenhar estes papéis, mas Carille acredita que o Corinthians precisa contratar mais atletas para esta posição:

 

– O Clayson já ajuda muito na marcação e vai melhorar questão de ficar mais tempo em campo. Está fazendo trabalho de musculação, alimentação e suplementação. Mesmo assim, quero reforços

– Não estou nem falando de jogadores que chegam para jogar. Muitas equipes na Europa tem quatro jogadores que fazem esta função. A cada três jogos eles seguram um, porque é uma posição de muito desgaste. É importante ter jogadores no grupo com essa característica para que você também mude e descanse um cara num jogo para ter intensidade sempre alta. Não é fácil fazer esse lado tendo que baixar, marcar e chegar lá na frente. Tem de ter mais jogadores para entrem no lugar de Romero e Clayson se eles forem os titulares deste período – completou o treinador.

 

Carille estuda voltar a escalar o Corinthians no 4-1-4-1 em 2018 (Foto: GloboEsporte.com)Carille estuda voltar a escalar o Corinthians no 4-1-4-1 em 2018 (Foto: GloboEsporte.com)

Carille estuda voltar a escalar o Corinthians no 4-1-4-1 em 2018 (Foto: GloboEsporte.com)

 

O comandante alvinegro entende que pode ter Camacho, Maycon ou Fellipe Bastos nesta linha de quatro do meio de campo. Um deles entraria na vaga de Rodriguinho ou de Jadson.

 

 

Carille deve aproveitar a primeira fase do Campeonato Paulista para fazer estas e outras observações. Por conta do calendário apertado e da disputa do Torneio da Flórida, o Timão pode fazer apenas cinco treinos com bola na pré-temporada.

Justen Celulares