Rui Car
22/11/2017 08h23

Com afago a Buffon, Barcelona visita a Juventus para confirmar classificação

Rakitic diz que abriria mão da vaga na seleção croata para que o goleiro pudesse jogar a Copa

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Juventus e Barcelona fazem, às 17h45 (de Brasília), em Turim, talvez o jogo mais aguardado da rodada desta quarta-feira da Liga dos Campeões. Mas a rivalidade, apimentada naturalmente pela disputa por uma vaga nas oitavas e também pelo recente encontro em que a Juve saiu vencedora (na quartas do ano passado), ficou um pouco de lado. Em seu lugar, apareceu o afago a um dos maiores goleiros de todos os tempos: Gianluigi Buffon.

 

Na coletiva de imprensa que antecedeu o duelo, Rakitic, volante do Barcelona, deu uma declaração curiosa. Disse que abriria mão de sua vaga na seleção croata para que Buffon pudesse jogar a Copa do Mundo – a Itália caiu para a Suécia na repescagem e está fora do Mundial. E o lateral-esquerdo Alba revelou o desejo de trocar a camisa com a lenda depois da partida. A resposta dele foi ainda mais bacana.

 

 (Foto: GloboEsporte.com) (Foto: GloboEsporte.com)

(Foto: GloboEsporte.com)

 

– Querido Rakitic. Como goleiro, eu ainda posso jogar. Mas jogar pela Croácia como um meia no seu lugar talvez não seja uma boa ideia. Estou falando isso para o seu próprio bem (risos). Brincadeiras à parte, suas palavras foram um grande presente. Obrigado a você e ao Alba: minha camisa está esperando por você – publicou o goleiro nas redes sociais.

 

Depois de perder para a Sampdoria no final de semana pelo Campeonato Italiano poupando alguns titulares, a expectativa é de que Juventus vá com o que tem de melhor para a partida. Afinal, uma derrota significaria não só o adeus ao primeiro lugar como também colocaria a classificação em risco caso o Sporting, que está em terceiro, vença o lanterna Olympiacos. É por isso que o zagueiro Barzagli pediu atenção, acima de tudo.

 

– Contra o Barcelona vai ser difícil, mas temos que conquistar um bom resultado. É fundamental passar de fase e também para a continuidade da nossa temporada. Eles querem continuar dando espetáculo, mas para nós é um duelo realmente importante – concluiu ele.

 

Buffon ganhou o carinho dos adversários antes da partida (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)Buffon ganhou o carinho dos adversários antes da partida (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)

Buffon ganhou o carinho dos adversários antes da partida (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)

 

Pelo lado do Barcelona, que vive um início de temporada irretocável, a chance da classificação antecipada é o que move o time de Ernesto Valverde. Vitória e até um empate dão a vaga para o Barça, que também á líder isolado no Campeonato Espanhol – e com 10 pontos de vantagem para o Real Madrid, diga-se de passagem.

 

E um dos seus principais jogadores chega motivado. Luis Suárez, que amargava uma seca de gols, marcou duas vezes na vitória sobre o Leganés no final de semana e, apesar de dizer que o jejum estava incomodava, garantiu que não quer parar por aí.

 

– Os gols não me preocupavam. Mas, a nível pessoal e para um atacante, é sempre importante – resumiu o “Pistoleiro”.

 

Rakitic disse que abriria mão de sua vaga na Croácia para que Buffon jogasse (Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi)Rakitic disse que abriria mão de sua vaga na Croácia para que Buffon jogasse (Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi)

Rakitic disse que abriria mão de sua vaga na Croácia para que Buffon jogasse (Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi)

 

Também pelo Grupo D, o Sporting recebe o Olympiakos em Portugal para espantar o jejum e buscar uma improvável classificação para as oitavas de final. O time de Jorge Jesus precisa vencer os gregos e torcer por uma vitória do Barcelona sobre a Juventus. Ainda assim, teria que superar os espanhóis na última rodada e contar com um tropeço dos italianos contra o Olympiakos. Tendo isso em vista, o mais provável é que o confronto defina uma vaga na Liga Europa, com o terceiro lugar da chave.

 

GRUPO A
Com a mão na classificação, o Manchester United visita o Basel, que vem surpreendendo no Grupo A, para confirmar sua vaga nas oitavas de final. Com 100% de aproveitamento, a equipe de José Mourinho só precisa de um empate para avançar em primeiro lugar na chave. O time suíço, por sua vez, só avança se vencer os Red Devils e o CSKA perder – já que tem vantagem sobre os russos no confronto direto.

 

GRUPO B
É a única chave que tem dois classificados. A briga entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, portanto, é pela primeira colocação. E o PSG pode confirmá-la nesta quarta se tiver um resultado melhor que os alemães, que enfrentam o Anderlecht a Bélgica. O time de Neymar, Cavani e companhia pega o Celtic no Parque dos Príncipes.

 

GRUPO C
Pode-se dizer que é o dia mais importante da temporada para o Atlético de Madrid até aqui. O time espanhol precisa fazer sua parte, que é vencer a Roma. Dessa forma, independente do resultado da partida entre Qarabag e Chelsea, chega na última rodada com chances. Se empatar, precisa torcer por uma improvável vitória do time do Azerbaijão sobre os Blues. E se perder, dá adeus precocemente à Liga dos Campeões. Roma e Chelsea, por sua vez, podem avançar juntos nesta quarta: basta vencerem seus jogos.

 

 

TODOS OS JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA

Grupo A
15h – CSKA Moscou x Benfica
17h45 – Basel x Manchester United

 

Grupo B
17h45 – Anderlecht x Bayern de Munique
17h45 – Paris Saint-Germain x Celtic

 

Grupo C
15h – Qarabag x Chelsea
17h45 – Atlético de Madrid x Roma

 

Grupo D
17h45 – Juventus x Barcelona
17h45 – Sporting x Olympiakos

Justen Celulares