Rui Car
19/10/2017 09h30 - Atualizado em 19/10/2017 08h37

“Pena”, “é fera”, “vai superar”: jovem goleiro do Benfica é consolado após erro

"Quase não tem pelos na cara, mas tem mãos para isto"

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Um passo para trás, e Mile Svilar deixou de ser lembrado como o goleiro mais jovem a atuar pela Liga dos Campeões para ficar marcado por uma falha. Aos 18 anos e 52 dias, o belga fez sua estreia pelo Benfica e superou um recorde que pertencia a Iker Casillas. No entanto, cometeu um deslize que rendeu a derrota por 1 a 0 para o Manchester United. Após o erro, o jogador recebeu apoio de todas as partes para não desanimar. Inclusive dos rivais. O técnico dos Red Devils, José Mourinho, não economizou nos elogios ao rapaz.

 

– Só um grande goleiro sofre esse gol. Não gosto de goleiros que ficam com a cabeça na trave. Prefiro que um goleiro meu sofra um gol desses do que estar em cima da linha os 90 minutos. Para mim, (Svilar) é um grande talento, e eu sou suspeito por causa do Júlio César, que é uma pessoa que vai ficar para sempre ligada à minha carreira. Este garoto é fera, um fenômeno. O Benfica tem um goleiro top – declarou o treinador português.

 

“É bom que o presidente comece a preparar uma mala grande… vão pagar muito dinheiro por este garoto”, José Mourinho.

 

Svilar lamenta gol sofrido pelo Benfica contra o Manchester United (Foto: Reuters)Svilar lamenta gol sofrido pelo Benfica contra o Manchester United (Foto: Reuters)

Svilar lamenta gol sofrido pelo Benfica contra o Manchester United (Foto: Reuters)

 

Svilar foi contratado pelo Benfica por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 9,25 milhões) junto ao Anderlecth. Ele fez sua estreia no último sábado, pela Taça de Portugal, e o técnico Rui Vitória o bancou nesta quarta. Colocou Júlio César – que havia tomado cinco gols na última rodada da Liga dos Campeões – no banco de reservas e manteve Bruno Varela fora. O treinador dos Encarnados não diminuiu a confiança no belga. Garantiu que o manterá no gol do Benfica.

 

– Jogou porque tem qualidade, nos dá o que queremos e tem cumprido e evoluído de forma significativa. Domingo (diante do Desportivo Aves) vai jogar outra vez, se não tiver qualquer problema físico. Nada me vai fazer mudar de opinião, as minhas decisões são sempre muito ponderadas – garantiu o técnico, que foi além.

 

“É um lance que acontece. Estamos na presença de um rapaz que só há um mês e pouco pôde tirar a carteira de motorista, quase não tem pelos na cara, mas tem mãos para isto. Tem qualidade e potencial, dificilmente haverá outro como ele por essa Europa afora”, Rui Vitória, técnico do Benfica

Após a partida, Svilar ergueu as mãos e se desculpou aos torcedores do Benfica. Ele foi consolado por Lukaku, De Gea, Matic e vários jogadores do Manchester United. O meia-atacante Juan Mata endossou o discurso de apoio ao jovem.

 

– Tenho pena dele, mas é muito jovem e tenho certeza que vai superar este momento.

 

 

Mile Svilar é consolado por De Gea e Lukaku após a partida (Foto: Carl Recine/Reuters)Mile Svilar é consolado por De Gea e Lukaku após a partida (Foto: Carl Recine/Reuters)

Mile Svilar é consolado por De Gea e Lukaku após a partida (Foto: Carl Recine/Reuters)

 

“Estou mentalmente preparado para isto”

Mile Svilar também procurou não mostrar abatimento com o lance. Em entrevista ao canal português “SportTV”, ele admitiu o erro, mas espera aprender com ele.

 

– Podia ter feito melhor. Nada posso fazer agora. Estou mentalmente preparado para isto, não posso voltar atrás. Faz parte do meu crescimento – declarou o jovem belga.

 

O goleiro agradeceu o apoio que recebeu dos demais jogadores e disse que está tranquilo para seguir no gol do Benfica.

 

– Penso que tenho a confiança do treinador e da equipe, mas não temos apenas 11 jogadores. Todos os goleiros têm qualidade e podem jogar – avaliou, também ao “SportTV”.

 

O Benfica tem remotas chances de avançar para as oitavas de final. Amargou sua terceira derrota em três jogos e é o lanterna do Grupo A da Liga dos Campeões. O Manchester United é o líder da chave, com nove pontos. Na próxima rodada, Encarnados e Red Devils voltam a se enfrentar, desta vez em Old Trafford, no dia 31 deste mês.

Justen Celulares