Rui Car
18/10/2017 11h11 - Atualizado em 18/10/2017 08h35

Quem é Mauro Júnior, o brasileiro de 18 anos do PSV que divide opiniões no Brasil?

Novamente, só o tempo irá trazer essa resposta com precisão

Assistência Familiar Alto Vale
Blog na Base da Bola

Blog na Base da Bola

Delta Ativa

Apenas 26 minutos. Foi esse o tempo que Mauro Júnior, brasileiro de apenas 18 anos, demorou para fazer seu primeiro gol no Campeonato Holandês em sua estreia pela equipe principal, nesse domingo. Foi o quarto da goleada por 5 a 2 sobre o VVV-Venlo, resultado que manteve a equipe de Eindhoven na liderança da competição com 21 pontos. Mais do que a associação natural com os nomes de Romário e Ronaldo, que passaram pelo mesmo clube antes de serem eleitos os melhores do mundo e decisivos na Seleção Brasileira, vale explicar quem é esse garoto-prodígio que já veste a camisa 10.

 

O leitor mais atento deve se lembrar de ter visto algo sobre ele aqui no blog em 2015. Então com 15 anos, ele já atuava no time sub-20 do Desportivo Brasil e marcou um gol em uma partida contra o Paysandu pela Copa São Paulo. No mesmo ano, foi reserva da seleção brasileira que conquistou o Sul-Americano Sub-17 no Paraguai. O que é um feito respeitado, pois se trata de um garoto nascido em 1999, um ano depois da maioria dos convocados. E isso normalmente faz muita diferença na base. De lá para cá, ele estreou como profissional no próprio Desportivo Brasil e se apresentou ao PSV em junho, após completar 18 anos.

 

Em conversas com diversos treinadores de base que foram adversários de Mauro Júnior nesse período, o blogueiro que vos escreve percebeu que não há um consenso sobre o meia, embora ninguém negue o talento dele em campo. Há quem não poupe elogios e diz que será um craque, e há também quem o admire, mas faça a ressalva de que ele era mais decisivo no sub-15, e que na base, quando o rendimento cai na medida em que o jogador fica mais velho, a tendência é que nos profissionais ele já não seja tão decisivo assim. Essa questão, no entanto, só será respondida com o tempo.

 

A escolha esportiva de Mauro Júnior joga a favor dele. Em um clube que dá chance aos garotos, tem admiração por brasileiros, numa cidade pacata do interior e sem a oferta de tentações dos grandes centros, ele terá, ao que tudo indica, espaço e tempo para se desenvolver como jogador. Poderá aproveitar essa chance, como fizeram Romário, Ronaldo e Vampeta. Ou desperdiçar, como fez Leandro Bonfim, meia que chegou nessa idade ao PSV e foi bem no início, mas aos poucos perdeu espaço até voltar ao Brasil e rodar por vários clubes sem se firmar em nenhum.

 

Histórias como a de Mauro Júnior serão cada vez mais frequentes no futebol brasileiro, porque, com a crise, a competição com clubes europeus será ainda mais desleal. Basta ver o exemplo de Augusto Galván, também meia, que trocou o São Paulo pelo Real Madrid. Os merengues, recentemente, também acertaram com Rodrigo Farofa, atacante de 17 anos do Novorizontino que chamou a atenção após uma curta passagem pelo Palmeiras em um torneio na Espanha.

 

É o futebol brasileiro sofrendo com os baques da economia, mas ao mesmo tempo isso pode ser positivo para os jogadores na questão esportiva, pois o caminho da adaptação ao futebol europeu é encurtado. Mas novamente, só o tempo irá trazer essa resposta com precisão.

Justen Celulares