Rui Car
27/06/2017 10h20 - Atualizado em 27/06/2017 08h34

Indefinição no Flu: traição interna e críticas ao projeto de estádio no Parque Olímpico

Conselheiros fazem estudo sobre Laranjeiras

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A certeza de Pedro Antonio Ribeiro da Silva não teve eco na diretoria do Fluminense. Se o vice de projetos especiais defendeu que o clube deve construir o seu estádio próprio no Parque Olímpico, a ponto de desenvolver um projeto para tal, outros integrantes da gestão do presidente Pedro Abad têm dúvidas. Mais: criticaram o comportamento do homem que viabilizou o CT. O cenário passou a ser de incômodo com o protagonismo dele em meio a um debate intenso e com acusação de traição.

 

O sigilo mantido pelo Tricolor quanto ao assunto foi quebrado no sábado. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Pedro Antonio deu detalhes do projeto. E abriu espaço para reuniões no final de semana – nenhuma com Abad e Pedro Antonio, que desistiu de ir ao jogo contra o São Paulo, domingo, no Morumbi, pelo Brasileirão. Até um estudo sobre a viabilidade de reforma das Laranjeiras entrou no contexto em que todos falam nos bastidores, mas ninguém aceita dar declarações públicas. Confira abaixo.

 

 

Pelo projeto, Flu usaria estrutura do Estádio Aquático para a construção de estádio no Parque Olímpico (Foto: Reprodução)Pelo projeto, Flu usaria estrutura do Estádio Aquático para a construção de estádio no Parque Olímpico (Foto: Reprodução)

Pelo projeto, Flu usaria estrutura do Estádio Aquático para a construção de estádio no Parque Olímpico (Foto: Reprodução)

 

Traição de Pedro Antonio

O Conselho Diretor do Fluminense se reúne a cada 15 dias. Porém, Pedro Antonio convocou uma reunião extraordinária para a última quinta-feira. Nela, deu detalhes do projeto de construção da casa própria, algo que estava restrito a ele e ao presidente Abad. A intenção era obter apoio para dar velocidade às tratativas com a Prefeitura do Rio para a cessão do terreno, com medo da concorrência do Flamengo. De acordo com relatos de outros participantes, houve uma combinação para evitar a divulgação da estratégia do clube. Como concedeu a entrevista no dia seguinte, foi acusado de traição.

 

Críticas ao projeto

A capacidade entre 18 e 22 mil lugares e o custo de R$ 100 milhões foram as principais críticas ao estádio no Parque Olímpico. O entendimento é de que a pressa em tocar o projeto vai gerar uma solução cara e paliativa – partidas de maior interesse do torcedor teriam de ser disputadas no Maracanã. Há uma corrente que deseja ter uma casa com espaço entre 35 mil e 40 mil espectadores. Como Pedro Antonio não permitiu sugestões, de acordo com relatos, dirigentes desconfiam que ele tenha tido uma estratégia de usar a torcida para pressionar o clube. Mais: interesse político visando a uma eventual candidatura na eleição de 2019. Pelo projeto, a obra seria financiada com patrocinadores, venda de cadeiras cativas e camarotes e naming rights (comercialização do nome do estádio).

 

Abad e Pedro Antonio: figuras centrais no projeto de casa própria do Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)Abad e Pedro Antonio: figuras centrais no projeto de casa própria do Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

Abad e Pedro Antonio: figuras centrais no projeto de casa própria do Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

 

Reforma das Laranjeiras

O vice-presidente geral Cacá Cardoso e alguns conselheiros começaram um estudo de viabilidade do estádio das Laranjeiras. O assunto divide setores do clube. Alguns dirigentes acreditam que é possível voltar a mandar jogos de menor apelo em sua tradicional casa, mas outros veem o futuro tricolor distante da sede de Álvaro Chaves. Tombado, o local necessita de liberação especial para ser reformado. Antes das eleições do ano passado, Abad declarou não descartar uma transformação de parte do estádio em um shopping. A proposta foi duramente criticada, e posteriormente, o presidente negou a intenção.

 

 

Abad não descartou a construção de um shopping no local do estádio das Laranjeiras (Foto: Reprodução/Twitter)Abad não descartou a construção de um shopping no local do estádio das Laranjeiras (Foto: Reprodução/Twitter)

Abad não descartou a construção de um shopping no local do estádio das Laranjeiras (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Após a equipe profissional “se mudar” para o CT, o campo não foi mais utilizado. O último jogo oficial do time principal do Fluminense foi um empate por 3 a 3 com o Americano, em 2003, pelo Carioca. O projeto de reforma, entretanto, não interfere na nova casa. O Fluminense trabalha com as duas possibilidades.

 

Estádio das Laranjeiras não recebe um jogo oficial dos profissionais desde 2003 (Foto: Reprodução)Estádio das Laranjeiras não recebe um jogo oficial dos profissionais desde 2003 (Foto: Reprodução)

Estádio das Laranjeiras não recebe um jogo oficial dos profissionais desde 2003 (Foto: Reprodução)

 

Outras opções

Além do protocolo de intenções assinado pela Prefeitura para a cessão de um terreno para a construção de um estádio em Jacarepaguá, o Fluminense trabalha em outras frentes. A diretoria avalia outros terrenos e busca soluções para ter uma nova casa. O novo estádio tricolor é considerado um “sonho de consumo” do presidente Abad e de seus seguidores.

 

– É um projeto ambicioso e complicado, dependemos da ajuda da Prefeitura. Mas na história do Fluminense sempre ultrapassamos desafios, e vamos conseguir construir. A construção depende de fontes de financiamento. Temos três previstas no estudo. O que podemos dizer é que não imaginamos uma arena, pensamos em um estádio totalmente voltado para o futebol. Queremos torná-lo um inferno para os adversários. Que os jogadores adversários não consigam se escutar dentro de campo por causa da pressão absurda da torcida. A acústica será completamente voltada para que o eco da torcida se escute e o visitante fique em situação incômoda. A torcida do Fluminense vai querer ir aos jogos, independente se o time está bem ou mal. O estádio teria algo em torno de 42 mil lugares, mas até terminar a construção leva um tempo – declarou Abad, no lançamento oficial de sua campanha à presidência.

 

Fluminense tem acordo por um terreno em Jacarepaguá (Foto: Reprodução / Google Maps)Fluminense tem acordo por um terreno em Jacarepaguá (Foto: Reprodução / Google Maps)

Fluminense tem acordo por um terreno em Jacarepaguá (Foto: Reprodução / Google Maps)

Justen Celulares