Rui Car
28/04/2017 17h30 - Atualizado em 28/04/2017 17h21

Mendes revela avaliações individuais no Vasco e traça meta para Brasileiro

Técnico diz que primeiro objetivo é manter clube na Série A e depois buscar Libertadores

Assistência Familiar Alto Vale
SporTV

SporTV

Delta Ativa

Milton Mendes assumiu o Vasco durante o Campeonato Carioca, levou o título da Taça Rio e chegou às semifinais da competição, mas a equipe foi derrotada pelo Fluminense e ficou fora da decisão. Sem jogos até o início do Brasileiro, no dia 14 de maio diante do Palmeiras, o treinador terá tempo para preparar a equipe para a competição. Em entrevista ao “Tá na Área”, o comandante cruz-maltino admitiu que o plano era outro, mas destacou o tempo de preparação, que incluirá uma atenção especial às categorias de base dentro de um novo plano de trabalho. E afirmou que manter o clube na Série A é a sua meta inicial na competição.

 

– Incomoda pelo fato de não estarmos competindo. Um dos objetivos era conquistar o Carioca. Por outro lado, nós temos tempo de alinhar alguns conceitos que achamos que serão importantes para o Brasileiro. Esse é o momento de reflexão, por parte dos jogadores e nós também, o que poderíamos ter feito de melhor e o que melhorar. O desafio é colocá-los todos no mesmo nível e a partir daí trabalhar de maneira intensa para consiga buscar o que pretendemos: primeiro manter-se na Série A e depois buscar uma Libertadores. Mas sabendo da dificuldade que é.

 

Com um elenco formado por muitos jogadores experientes, Milton Mendes já adiantou que quer promover pelo menos três atletas da base. O treinador revelou como é seu método de análise e que o clube já busca uma integração entre todas as categorias. O objetivo é que os jovens não tenham problemas de adaptação ao começarem a trabalhar com os profissionais.

 

– Estamos iniciando um trabalho com a base junto com todos os treinadores. Queremos colocar as nossas ideias para que os jogadores já cheguem na equipe de cima preparados, e o treinador só coloque sua ideia final. Já estamos trabalhando com alguns jogadores, mas traremos outros para vermos de mais perto. Quanto melhor eles estiverem preparados e chegarem, com um nível competitivo bom, com nível de entendimento tático melhor, mas rapidamente eles vão entender o que seu treinador quer e mais rapidamente serão vistos lá fora. (…) Cada dia de treino eu tento me fixar num jogador, procuro definir prioridades. Olho um jogador específico e o analiso. Estimulo o aspecto positivo, chamo atenção e vou vendo reações, e assim vou definindo um perfil.

 

Apesar do forte calor no Rio de Janeiro, Milton Mendes não deixa seu estilo clássico de lado e segue usando terno e gravata à beira do campo em todas as partidas. O treinador justificou a sua escolha ao dizer que o dia de uma partida é especial e assim precisar ser tratado.

 

– O ponto mais alto de uma semana é o dia do jogo. Treinamos de uma forma e jogamos de outra, digo a vestimenta. Dia de jogo é uma festa e na festa tem que colocar a melhor roupa, seja quente ou frio. Posso jogar em Bangu ou em São Paulo, com aquela garoa. Não vou colocar uma capa, usarei a minha roupa porque essa é uma maneira de homenagear o futebol. 

Justen Celulares