Rui Car
19/01/2017 17h40 - Atualizado em 19/01/2017 13h47

Neymar? Artilheiro brasileiro na temporada é meia e ex-Grêmio; veja ranking

O pódio do ranking conta com o meia-atacante Lucas

Assistência Familiar Alto Vale
Uol

Uol

Delta Ativa

Quem é o artilheiro brasileiro na Europa nesta temporada?

 

Nos últimos anos, a resposta para essa pergunta era tão simples que chegava a ser automática: Neymar. Mas os gols do camisa 11 do Barcelona secaram, e ele abriu espaço para a zebra. E que zebra.

 

Ex-jogador do Grêmio, o meia Giuliano, 26, nunca foi um goleador e sempre brilhou mais na criação do que na finalização das jogadas. Mas tudo mudou quando foi contratado pelo Zenit São Petersburgo, em julho do ano passado.

 

Com 14 gols (sete no Campeonato Russo, seis na Liga Europa e mais um na Copa da Rússia), o paranaense de Curitiba é o brasileiro que mais balançou as redes nesta temporada do futebol europeu.

 

O ranking leva em consideração todos os jogadores brasileiros inscritos nas dez principais ligas nacionais do Velho Continente, segundo o coeficiente da Uefa (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Portugal, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Turquia).

 

Em 2016/17, Giuliano marcou o dobro de gols de Neymar, o principal nome da seleção brasileira na atualidade, que só marcou sete vezes com a camisa do Barcelona nos últimos cinco meses.

 

Na Liga Europa, competição na qual mais tem se destacado, o goleador brasileiro na temporada divide a artilharia com o espanhol Aritz Aduriz (Athletic Bilbao) e lidera o ranking de assistências, com cinco passes para gol.

 

Isso significa que, dos 17 gols anotados pela equipe russa no torneio continental, 11 contaram com participação direta do meio-campista.

 

O bom futebol do camisa 7 do Zenit atraiu a atenção do técnico Tite, que o inseriu em todas as suas convocações para a seleção brasileira no segundo semestre do ano passado –foi, inclusive, titular contra a Bolívia.

 

Entre os brasileiros, quem mais se aproxima do faro artilheiro mostrado por Giuliano nesta temporada é outra surpresa: Júnior Moraes, revelado pelo Santos, que hoje atua no ucraniano Dínamo de Kiev. O atacante já fez 13 gols em 2016/17.

 

O pódio do ranking conta ainda com o meia-atacante Lucas, do PSG, e Welthon, atacante que atuava no futebol paraense antes de ser contratado pelo português Paços de Ferreira. Cada um deles já balançou as redes 11 vezes na temporada.

 

Confira os maiores artilheiros do Brasil na temporada europeia:

1º – Giuliano (Zenit São Petesburgo-RUS) – 14 gols
2º – Júnior Moraes (Dínamo de Kiev-UCR) – 13
3º – Lucas (Paris Saint-Germain-FRA)
Welthon (Paços de Ferreira-POR) –11
5º – Willian José (Real Sociedad-ESP) – 10
6º – Raffael (Borussia Mönchengladbach-ALE)
Jonathas (Rubin Kazan-RUS) – 8

Justen Celulares