Rui Car
22/01/2020 08h27

Estamos lavando nossas roupas com muita frequência?

Surgiram algumas estatísticas surpreendentes sobre a frequência com que esvaziamos o cesto de roupas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Getty

Foto: Getty

Delta Ativa

Vamos lá, confesse, você já demorou um pouco além do normal para pegar no cesto de roupa suja.Você certamente não está sozinho se sua cesta está transbordando, com a classificação da tarefa de lavanderia normalmente lá embaixo na lista de tarefas domésticas favoritas da maioria das pessoas.

 

Mas, embora muitos de nós admitam se esquivar da lavagem mais frequentemente do que deveríamos, os novos dados da Bosch transformaram nossa visão em relação à lavanderia e com que frequência devemos fazê-la.

 

A pesquisa, realizada com 2.000 britânicos, foi ao ar para lavar a roupa suja do Reino Unido e descobrir com que frequência o público está lavando suas roupas, juntamente com atitudes em relação a usar repetidamente uma roupa, e ao meio ambiente.

 

E surgiram algumas estatísticas surpreendentes sobre a frequência com que esvaziamos o cesto de roupas e por que talvez estamos lavando demais nossas roupas.

 

Com a mudança climática no topo de nossas agendas ambientais e muitos de nós tentando viver de maneira mais sustentável, principalmente quando se trata de nosso guarda-roupas, parece que isso está afetando a frequência com que lavamos nossas roupas.

 

Embora não sejamos contra as pessoas vestirem a mesma roupa vários dias seguidos, já que 58% admitem que não veem nenhum problema nisso, um quarto delas, ou 25%, admitem que se sentiriam sujos.

 

Acontece que os homens têm maior probabilidade do que as mulheres de se sentirem sujos ou envergonhados por usar uma blusa sem lavá-la.

 

A história muda quando se trata da parte de baixo, com homens admitindo usar roupas íntimas duas vezes antes de jogá-las no cesto.

 

Embora esse nível de higiene possa ser questionado, as mulheres não ficam muito atrás, usando seus sutiãs uma média de oito vezes, apesar dos homens pensarem que são lavados depois de duas!

 

Em média, as camisetas são consideradas sujas após dois usos, enquanto as calças, blusas e jeans são considerados sujas após quatro usos.

 

Quando se trata das razões pelas quais as pessoas nem sempre estão dispostas a usar as mesmas roupas, quase um quarto das pessoas revelou que sente a pressão da sociedade para parecer apresentável e 16% acredita que repetir a roupa pode causar uma má impressão.

 

Essas pressões estão nos levando a lavar roupas com mais frequência do que o estritamente necessário, resultando em um impacto ambiental potencialmente evitável.

 

Mas estamos tentando lavar de maneira mais sustentável, com 27% dos britânicos dizendo que costumam levar em consideração o meio ambiente ao lavar suas roupas, embora 18% ainda admitam lavar a roupa mesmo que a máquina não esteja cheia.

 

Com isso em mente, a Bosch tem a missão de incentivar os britânicos a lavar suas roupas com menor frequência, observando quão rápido (ou não) as roupas começam a cheirar ou parecer sujas.

 

“Embora às vezes pareça que enfrentamos um fluxo interminável de roupas para lavar, parece que, se todos fizermos um esforço consciente para reduzir a quantidade de itens relativamente limpos que entram no cesto, podemos limitar de alguma forma a necessidade de lavar roupas”, explica um porta-voz da Bosch.

 

Embora não haja uma resposta perfeita para a frequência com que as roupas devem ser lavadas, todos nós podemos tentar reduzir o número de itens “quase limpos” que vão parar no cesto, o que afeta o ritmo da lavagem.

 

A Bosch não está sozinha na tentativa de nos encorajar a lavar um pouco menos. No verão passado, Stella McCartney revelou que, sempre que possível, evita lavar as roupas.

 

A designer disse que tem uma regra básica na vida: “Se você realmente não precisa limpar nada, não limpe”.

 

“Eu não trocava meu sutiã todos os dias e não jogava peças em uma máquina de lavar só porque havia sido usada”, disse ela ao The Observer. “Eu mesma sou incrivelmente higiênica, mas não sou fã de lavagem a seco nem de nenhuma lavagem em geral”.

 

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares