Rui Car
06/11/2019 11h45 - Atualizado em 06/11/2019 09h30

A Microsoft criou a jornada de trabalho de 4 dias e a produtividade disparou 40%

Por que outras empresas não tentam também?

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Cerca de 2.300 empregados sortudos da Microsoft no Japão fizeram parte de um experimento no último mês de agosto: tiveram sua jornada de trabalho reduzida para apenas quatro dias por semana.

 

Todos os funcionários da companhia tiveram que aderir ao programa. As cinco sextas-feiras que obtiveram de folga não foram deduzidas de seus salários ou de suas férias.

 

O resultado? Um aumento de 40% na produtividade e um salto na satisfação da força de trabalho – 92,1% dos empregados disseram estar felizes com a semana mais curta.

 

“Trabalhe menos tempo, descanse bem e aprenda muito. É necessário ter um ambiente que permita que você sinta seu objetivo na vida e tenha um impacto maior no trabalho. Quero que os funcionários pensem e experimentem como podem alcançar os mesmos resultados com 20% menos tempo de trabalho”, disse o presidente e CEO da Microsoft no Japão, Takuya Hirano.

 

Economia e satisfação

Para tornar a semana mais curta possível, os funcionários foram encorajados a passar menos tempo em reuniões e respondendo a e-mails.

 

Por exemplo, gerentes sugeriram que reuniões não passassem de 30 minutos, ou fossem totalmente cortadas e substituídas por mensagens enviadas pelo aplicativo da Microsoft.

 

Além do aumento de 39,9% na produtividade, os empregados tiraram 25,4% menos dias de folga, o uso de eletricidade diminuiu em 23,1%, e a impressão de páginas diminuiu em 58,7%.

 

Tudo isso ajudou a empresa a economizar dinheiro, além de ser ótimo para o meio ambiente.

 

Por que outras empresas não tentam também?

A jornada de trabalho de 5 dias está culturalmente enraizada na nossa sociedade, e é difícil para muitos empresários apostarem na jornada reduzida – ainda que cada vez mais companhias estejam testando a semana mais curta, ou pelo menos oferecendo a possibilidade de alguns dias de “home office” aos seus funcionários (o ato de trabalhar a partir de casa).

 

A boa notícia é que muitas pesquisas científicas têm provado o valor e a eficácia dessas medidas.

 

“As melhores evidências empíricas disponíveis mostram que a redução do horário de trabalho em tempo integral pode levar a numerosos resultados positivos para trabalhadores, empresas e sociedade como um todo: menos problemas de saúde ocupacional e custos reduzidos de assistência médica; mais e melhores empregos; melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e funcionários mais satisfeitos, motivados e produtivos, resultando em empresas mais sustentáveis. Além disso, uma jornada de trabalho mais curta pode até dar uma contribuição importante para o ‘esverdeamento’ das economias, porque quanto mais trabalhamos, maior nossa ‘pegada de carbono’; portanto, reduzir o número de dias em que trabalhamos – e, portanto, o número de vezes que temos que sair de nossas casas para nossos locais de trabalho – provavelmente também terá um impacto positivo no meio ambiente”, relatou a Organização Internacional do Trabalho em 2018. [CNNBoredPanda]

Justen Celulares