Rui Car
18/06/2019 11h12 - Atualizado em 18/06/2019 08h51

Pulseira dá choque para te ajudar a se livrar de hábitos ruins

O Pavlok é um dispositivo que funciona ao utilizar condicionamento aversivo

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Você come muita porcaria, gasta muito dinheiro, bebe muito ou gasta muito tempo em jogos online ou nas redes sociais? Então esta pulseira pode te ajudar na mudança de hábitos.

 

Ela se chama Pavlok em referência ao experimento de condicionamento clássico de Ivan Pavlov com cães. Nele, sempre que uma campainha tocava, os cães ganhavam um pedaço de carne. Com o passar do tempo, eles passavam a salivar ao ouvir a campainha, muito antes da carne ser apresentada. Pavlov observou que isso não acontece apenas com recompensas, mas também com punições.

 

“O Pavlok é um dispositivo que funciona ao utilizar condicionamento aversivo. Essa é uma forma de treinamento que usa estímulos negativos e associação para ajudar a reafirmar que uma ação específica é indesejável. Você tem o hábito negativo e ao mesmo tempo tem um estímulo ligeiramente desconfortável, e aí o seu cérebro começa a associar os dois estímulos juntos – até que ele não gosta mais do hábito ruim”, diz a descrição do produto pelo fabricante.

 

Como ela funciona

Aplicativo controla pulseira

 

No caso da pulseira Pavlok, o usuário é punido com choques toda vez que tem um comportamento indesejável. A pulseira é controlada através de um app de smartphone onde a pessoa insere suas informações e que tipo de hábito precisa quebrar. Isso significa que você tem que manter o seu celular perto da pulseira para que ela fique pareada com o app. A pulseira mantem-se sincronizada com o aplicativo se estiver a menos de 9 m de distância do celular. 

 

A pulseira tem um giroscópio e acelerômetro que conseguem determinar quando o usuário realiza certos movimentos com a mão. É assim que a pulseira sabe que você está fumando, roendo a unha, se coçando ou comendo fora de hora. A pulseira emite sons curtos, choques de diferentes intensidades (você decide qual prefere) e vibra para tornar o usuário consciente sobre suas ações indesejadas.

 

Para sair da cama rapidinho

Há também a opção de usar a pulseira como um alarme para acordar de manhã. “Eu sempre tinha que colocar meu alarme para 30 minutos mais cedo porque eu sempre apertava o botão soneca sem parar. Mas depois de usar isso por apenas quatro dias, eu acordo no primeiro alarme e não aperto mais o soneca”, relata um dos compradores.

 

Uma das configurações desse alarme nem tem a ver com choques, e sim com movimentos. Você pode escolher desativar o alarme com cinco polichinelos, por exemplo. Depois de sair debaixo das cobertas e se mexer tanto, você provavelmente vai estar bem acordado e não vai sentir vontade de voltar a deitar.

 

Descrição técnica

A pulseira não deve ser usada em animais, crianças, adolescentes, gestantes e pessoas com problemas cardíacos ou com marca-passo. Ela não é à prova d’água, e não deve ser mergulhada em líquidos. Umas gotas aqui e ali ou suor não causam nenhum problema. O preço deste produto não é lá muito barato: a pulseira custa US$199, ou R$773 – sem contar o frete e impostos.

 

 

Justen Celulares