Rui Car
23/04/2019 16h10 - Atualizado em 23/04/2019 14h33

Acne nas costas: como impedir que essas espinhas apareçam?

Tenha cuidado com sua alimentação

Assistência Familiar Alto Vale
Por Gabriela Navalon - Yahoo!

Por Gabriela Navalon - Yahoo!

Delta Ativa

Não há quem passe ileso pela acne: ela aparece no rosto da grande maioria das pessoas ao menos uma vez – seja na adolescência ou na vida adulta. Mas para muitas, o incômodo também pode surgir nas costas. Espinhas nessa região causam desconforto e, por vezes, vergonha. Já pensou em deixar de ir à praia ou usar um decote por causa disso?

 

Seu surgimento pode ser causado por diversos fatores, como esclarece a dermatologista Patrícia Ormiga, assessora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Alterações hormonais, excesso de vitaminas do complexo B, especialmente a B12, uso indiscriminado de medicações como corticoide, anabolizantes, fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos e até falta de higienização da área são alguns deles”, comenta a médica. Mas há maneiras de acabar com as espinhas:

 

1. Tenha cuidado com sua alimentação

“Gordura, doces, laticínios e o consumo de farinha branca acabam levando a picos de insulina. Isso estimula a produção de sebo que, ao entupir poros, leve ao surgimento da acne”, explica a dermatologista. Alimentos assim não precisam ser excluídos completamente da dieta, mas devem ser consumidos com parcimônia.

 

2. Atenção ao estresse

Sim, o estresse mexe com nossos hormônios e faz com que eles fiquem bagunçados. Esse fenômeno é bastante parecido com que passamos na adolescência. “Quando isso acontece, a oleosidade da pele pode mudar, passando por um agravamento. Consequentemente a acne também pode vir a piorar”, esclarece Patrícia.

 

3. Evite o suor por muito tempo

“Suor acumulado pode favorecer a proliferação de bactérias, o que agrava a acne”, revela a médica. É por isso que, no verão, espinhas aparecem mais facilmente, já que suamos durante o dia. Sempre que puder, não deixe roupa úmida em contato com a pele. Depois do treino, por exemplo, tome banho o mais rápido possível e faça uma boa higienização da área.

 

4. Lance de mão do sabonete e esfoliante certos

Um bom sabonete é capaz de remover impurezas e reduzir a oleosidade da região. Os neutros, por exemplo, costumam ser boas opções. Não agridem e limpam profundamente. Além deles, aproveite dos esfoliantes. Uma vez por semana ou a cada 15 dias, eles caem bem, já que retiram as células mortas e renovam a pele.

 

5. Prefira produtos não-oleosos

Condicionadores, cremes ou protetores podem conter óleos em suas fórmulas. Para quem já tem predisposição as espinhas, é ideal não usar esse tipo de produto, que costuma sobrecarregar os poros. Prefira as versões oil-free. Elas deixam a região mais sequinha.

 

6. Vá ao dermatologista

Não teve jeito e as espinhas apareceram mesmo assim? Não hesite em ir ao dermatologista. “Existem fórmulas e medicamentos que podem ser necessários para acabar com o problema, então o médico precisa examinar para recomendar o tratamento certo. Até porque, as lesões podem causar manchas e isso só pode ser solucionado com um profissional”, finaliza Patrícia.

Justen Celulares