Rui Car
22/02/2019 08h58

A lição de casa das crianças é muito difícil para os pais?

É plausível assumir que essa cena se repete em muitas famílias em todo o país

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Apenas um terço dos pais se sente confiante para ajudar seus filhos nos deveres de casa, revelou uma nova pesquisa. Há uma cena em “Incríveis 2”, onde o Sr. Incrível tem dificuldade em ajudar seu filho com as tarefas da escola. “Eles mudaram a matemática”, reclama ele. “Por que eles mudariam a matemática?”

 

Se a pesquisa servir de referência, é plausível assumir que essa cena se repete em muitas famílias em todo o país.

 

O estudo entrevistou 1.000 pais, e foi realizado pela Oxford Home Schooling (Educação Domiciliar de Oxford), descobrindo que quase um quarto (23%) se sente pressionado quando o filho pede ajuda nos deveres de casa, ao passo que aproximadamente um terço (31%) se sente envergonhado quando não consegue responder alguma questão das tarefas dos filhos.

 

Esse resultado talvez explique por que tantos pais estão usando a tecnologia para conseguir ajudar os filhos nos deveres de casa, sendo que mais de três quartos (76%) admite usar a internet para ajudar a responder as questões.

 

Parece que Alexa e Siri também estão sendo recrutadas para ajudar, pois mais de um em cada dez pais (11%) recorrem às assistentes virtuais para auxiliarem nas questões.

 

Há uma divisão de gênero quando se trata de ajudar os filhos com a lição de casa, os dados apontam que os homens se sentem mais confiantes em ajudar os filhos do que as mulheres.

 

Enquanto quase dois em cada cinco (39%) pais se sentem confiantes e 11% se sente muito confiante em ajudar nas lições de casa, apenas 28% das mães se sente confiante em auxiliar os filhos nesse sentido.

 

A idade dos pais também parece ser um fator, já que, geralmente, quanto mais velhos são, menor é a confiança deles para responder as perguntas das tarefas.

 

Não é apenas em relação à dificuldade do dever de casa que os pais têm problema, mas também em relação à frequência dos deveres passados aos seus filhos. Um estudo adicional, realizado também pela Oxford, descobriu que um quarto dos pais acham que o filho recebe lições de casa em excesso.

 

No ensino fundamental, quase um terço (31%) das crianças passa cinco ou mais horas fazendo o dever de casa toda semana, enquanto uma a cada vinte crianças passa mais de 11 horas debruçada sobre os livros.

 

Os pais estão usando a tecnologia para ajudar os filhos nos deveres de casa [Foto: Getty]
 

Sobre os resultados, o Dr. Nick Smith, diretor da Oxford Home Schooling, disse: “Os resultados da pesquisa são muito surpreendentes, mas provavelmente representam a realidade de muitos pais em todo o país. Para alguns pais, já passou muito tempo desde que frequentaram a escola e, por isso, eles não estarão familiarizados com o currículo escolar atual.”

 

“Nossa pesquisa descobriu que mais de um terço dos pais de alunos do ensino fundamental acha que seus filhos estão estressados por causa das lições de casa, por isso é importante que se esforcem para ajudar as crianças como podem, usando assistentes, como o Google, se necessário.”

 

Os resultados da pesquisa vão de encontro a um debate que começou no ano passado quando o comediante e ator Rob Delaney reclamou no Twitter sobre a quantidade de dever de casa que seu filho de 7 anos estava recebendo.

 

“Por que eles dão tantas lições de casa às crianças de 7 anos no Reino Unido e como eu posso dar um basta nisso?”, escreveu ele. “Eu quero ver meu filho brincando, desenhando e jogando futebol. Alguém sabe como me ajudar a dar um basta nessa loucura?”.

 

Os comentários do comediante rapidamente provocaram um debate nas redes sociais, com pais e outras celebridades discutindo o assunto e dando seus próprios pontos de vista sobre a situação.

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares