Rui Car
22/01/2019 16h05

Esse GIF mostra perfeitamente como funciona imunidade de grupo

Então, sim, importa que você seja vacinado, e importa que você vacine seus filhos

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Se todo mundo já está vacinado, então você não precisa se vacinar também, certo? Errado. Erradíssimo. Para explicar de forma bastante simples a necessidade da vacinação, um usuário do Reddit criou uma animação que demonstra um efeito chamado de “imunidade de grupo”, ou “imunidade de rebanho”.

 

O que é imunidade de grupo?

Assim como um rebanho de gado ou ovelhas usa seus grandes números para proteger seus membros de predadores, a imunidade de grupo protege toda uma comunidade de doenças infecciosas em virtude do grande número de pessoas imunes a tais doenças.

 

Quanto mais indivíduos forem imunes a uma determinada doença, melhor toda a população ficará protegida de um surto daquela doença.

 

Na vídeo abaixo, o vermelho representa um patógeno invasor. Repare como fica mais difícil fica para a doença se espalhar conforme mais pessoas são vacinadas contra ele em uma comunidade (amarelo):

 

 

No entanto, se as taxas de vacinação caem abaixo de cerca de 90%, o patógeno corre solto. É por isso que é extremamente importante que todos que possam ser vacinados o sejam.

 

Se pessoas suficientes forem imunizadas contra uma doença, elas criarão proteção para a comunidade inteira, incluindo aqueles que não podem receber a vacina, como bebês e pacientes imunocomprometidos, como pessoas com HIV ou passando por quimioterapia.

 

Dados

A animação, obra de theotheredmund, foi criada usando uma linguagem de programação de código aberto especialmente desenvolvida para computação estatística e modelagem, e depois montada com ImageMagick GIF.

 

O usuário do Reddit deixou claro que os dados modelados não são reais. Ele calibrou os percentuais baseados na eficácia da imunidade real de grupo a doenças apresentadas em um artigo científico de 1993, publicado em Epidemiologic Reviews.

 

“O projeto foi simulado, apenas para demonstrar o conceito de imunidade de rebanho”, explicou theotheredmund. “Como você pode ver na imagem, baixos níveis de vacinação levam a todos ficarem infectados”.

 

Vacine-se!

Infelizmente, notícias falsas e medo irracional têm gerado consequências graves de saúde em todo o mundo – o número de pessoas vacinadas tem diminuído, e os surtos de doenças aumentado.

 

A animação deixa muito claro o que acontece se todos que lerem algo negativo sobre vacinas online decidirem não se vacinar e lucrar com essa imunidade de grupo. Eventualmente, não haverá pessoas imunizadas suficientes em uma comunidade para mantê-la segura.

 

A imunidade de rebanho é algo que afeta todos nós, mas que poucas pessoas entendem. O objeto da simulação é mudar isso. Afinal de contas, grande parte da razão pela qual somos tão indiferentes a doenças como sarampo e poliomielite hoje é porque não as vemos mais em nossas comunidades, graças justamente a esse efeito incrível.

 

Então, sim, importa que você seja vacinado, e importa que você vacine seus filhos. (ScienceAlertImgurPBS)

 

 

 

 

 

Justen Celulares