Rui Car
12/12/2018 08h54 - Atualizado em 12/12/2018 08h59

Hora do dia influencia forma como corpo reage ao estresse

Estudo descobriu que corpo responde com mais hormônio cortisol quando estresse acontecia pela manhã

Assistência Familiar Alto Vale
Portal Minha Vida

Portal Minha Vida

Delta Ativa

Nosso corpo vai se ajustando a cada situação que passamos ao longo do dia. Quando vivenciamos uma situação estressante, por exemplo, o corpo se adapta de algumas maneiras para enfrentá-la. Um estudo comparou os níveis de resposta hormonal (que resulta na liberação do hormônio cortisol) e de batimentos cardíacos a uma situação de estresse pela manhã e pela noite. Os pesquisadores descobriram que, apesar de não haver diferença na mudança dos batimentos cardíacos entre os períodos do dia, pela manhã o corpo liberava mais cortisol (ou seja, respondia melhor).

 

 

O estudo foi feito na Universidade Hokkaido, no Japão. Os 27 participantes foram submetidos a uma espécie de prova estressante pela manhã ou pela noite, enquanto uma pulseira media seus batimentos cardíacos. Os níveis de cortisol foram monitorados através de amostras de saliva recolhidas a cada duas horas durante um dia inteiro e, depois, no dia do exame.

 

 

Os participantes que receberam o teste de estresse pela manhã tinham níveis de cortisol mais altos em sua saliva, enquanto aqueles que receberam o teste da noite não tiveram tamanha alteração. Por outro lado, não houve diferença significativa entre as frequências cardíacas pós-teste medidas em ambos os grupos, sugerindo que o sistema nervoso simpático (que regula os batimentos) pode ser menos influenciado pelo horário.

 

É como se, pela manhã, tivéssemos o chamado eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, relacionado à síntese do cortisol, mais à nossa disposição.

 

 

O estresse faz parte da vida, mas quando ele atrapalha nosso cotidiano, é necessário buscar maneiras de amenizá-lo. Nesta matéria, explicamos nove estratégias para lidar melhor com o estresse.

Justen Celulares