Rui Car
20/09/2018 11h30 - Atualizado em 20/09/2018 08h50

9 mitos nutricionais detonados

Comer tarde da noite faz você engordar?

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Muitos “sensos comuns” nutricionais são na verdade mitos reproduzidos sem qualquer embasamento científico. Confira alguns deles:

 

Carboidratos engordam

Dietas de baixo carboidrato costumam ser pobres em nutrientes vitais que naturalmente obtemos de frutas e vegetais fibrosos. Um estudo recente realizado por cientistas norte-americanos até afirmou que cortar carboidratos pode aumentar o risco de morte prematura. Moderação é a chave.

 

Comer tarde da noite faz você engordar

Obviamente, as pessoas obtêm calorias de alimentos a qualquer horário em que comem. Você engorda se consome mais energia do que gasta, e o que conta é o número total de calorias ingeridas e não queimadas, em vez de quando foram ingeridas.

 

Ovos são ruins para a saúde


Os ovos são cheios de nutrientes, mas também têm alto teor de colesterol. É por isso que, durante anos, foi dito que eles não eram bons para a saúde. No entanto, novas pesquisas sugerem que não há ligação entre o consumo de ovos e o aumento do colesterol. Aliás, você pode conferir nosso artigo sobre alimentos com bastante colesterol que são saudáveis e devem ser consumidos.

 

Você pode comer oleaginosas à vontade sem engordar


Oleaginosas – como nozes e amêndoas – são ricas em proteínas, vitamina E e gorduras boas, e podem ajudar na perda de peso. No entanto, também são densas em energia, o que significa que são bastante calóricas. Em um experimento, as pessoas que perderam peso durante o estudo só comeram um quarto de xícara de amêndoas por dia como parte de uma dieta com restrição calórica.

 

Baixo teor de gordura é saudável


Nem todas as gorduras são iguais. Alguns produtos que possuem baixo teor de gordura são também muito ricos em açúcar. Não é bom generalizar. Por exemplo, um iogurte de baixa gordura pode ser mais calórico que um regular.

 

Dieta sem glúten é mais saudável

Não há nenhuma evidência de que uma dieta sem glúten seja mais saudável. Apenas quem tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten precisa evitar esse ingrediente. Para os demais, não existem provas de quaisquer benefícios dessa restrição.

 

Água quente com limão é melhor que café


Embora os limões contenham muita vitamina C e antioxidantes, não há provas conclusivas de que uma xícara de água com limão é realmente capaz de ativar seu metabolismo. Não houve estudos com seres humanos sobre o assunto. Além disso, o limão pode estragar o esmalte dos dentes devido ao alto teor de acidez. Enquanto isso, muitos estudos já provaram os benefícios do café.

 

Barras de proteína não engordam


Barras de proteína são geralmente doces disfarçados de saudáveis, uma vez que contêm alta concentração de açúcar. Embora existam alternativas com baixo teor de açúcar, estas não são tão populares.

 

Açúcares naturais, como o mel, não engordam


Cientistas descobriram que o efeito biológico dos adoçantes altamente processados, como o xarope de milho rico em frutose, é essencialmente igual ao do mel. De fato, o mel tem um pouco mais de calorias do que o açúcar (64kcal por colher de sopa) – então, só porque é um açúcar natural e certamente mais saudável, não significa que você pode consumi-lo à vontade. [DeccanChronicle]

Justen Celulares