Rui Car
20/09/2018 10h45 - Atualizado em 20/09/2018 08h48

Estudo sugere que ‘Comer por dois’ durante a gravidez é um mito perigoso

A gravidez precisa de 300 kcal extras por dia

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Embora seja fácil acreditar que a gravidez garante um pedaço extra de bolo na hora do café, uma pesquisa sugere que o velho ditado que diz que a gestante tem que “comer por dois” é perigoso para a saúde da mãe e do bebê.

 

Publicado na revista Diabetologia, o estudo mostra que que se a mulher ganhar muito ou pouco peso durante a gravidez, isso afeta a saúde da criança.

 

De acordo com a análise de 905 pares de mães e filhos, que foi conduzido em Hong Kong, ganhar muito peso pode aumentar o risco de o recém-nascido ter pressão alta e uma grande resistência à insulina.

 

A criança pode também ter uma maior predisposição para macrossomia, onde um recém-nascido é muito maior que a média.

 

Além disso, ele pode apresentar um IMC maior que o normal – e os pesquisadores alertam que com o passar do tempo isso acaba levando a outros problemas cardiovasculares.

 

O ganho de peso dos participantes foi mensurado de acordo com os padrões do Instituto de Medicina (IOM) e os pesquisadores descobriram que as gestantes que ganharam mais peso do que o recomendado pelo IOM tiveram filhos com maior pressão sanguínea e um pior controle de açúcar no sangue do que aquelas que ganharam peso dentro dos valores recomendados.

 

Curiosamente, o mesmo efeito ocorreu nas mulheres que ganharam menos peso que o valor recomendado.

 

Na média, as mulheres participantes do estudo ganharam 15 Kg entre engravidarem e darem a luz, com 41 por cento delas ganhando mais peso que o recomendado e 17 por cento ganhando menos. Esse último grupo, no geral, era constituído de mulheres mais novas e com um alto IMC.

 

Enquanto isso, 42 por cento ganharam peso dentro dos limites recomendados.

 

Embora a equipe do pesquisador chefe, o Professor Wing Hung Tam, não ache que o resultado significa que devemos reverter para uma prática com um ganho de peso regular na gravidez – o que o NHS parou de fazer no início da década de 90 – ele diz ser crucial educar as mulheres sobre as consequências do ganho de peso na gravidez e acabar com o mito de “comer por dois”.

 

“O mais importante é entender que ‘comer por dois’ pode ser prejudicial à saúde”, disse ele ao The Independent.

 

“A gravidez precisa de 300 kcal extras por dia. O que uma gestante precisa é de uma dieta balanceada, que cubra tais necessidades com os micronutrientes adequados.”

 

“Elas também precisam fazer exercícios moderados para evitar um ganho de peso excessivo”.

 

Apesar do foco do estudo ser os efeitos adversos que o ganho excessivo de peso durante a gravidez pode causar nas crianças, Hung Tam explica que a mãe corre riscos também, como uma maior chance de desenvolver diabetes gestacional – uma condição em que a mãe tem um nível de glucose acima do normal.

 

“Essas descobertas têm implicações importantes tanto na prevenção quanto no tratamento”, conclui o autor do estudo.

 

“Existe a necessidade de uma maior conscientização e acompanhamento do ganho de peso durante a gravidez.”

 

Olivia Petter

The Independent

Justen Celulares