Rui Car
20/09/2018 09h55 - Atualizado em 20/09/2018 08h47

Saiba por que alguns homens não conseguem ter barba

Apesar de seus esforços, alguns homens simplesmente não conseguem ter barba

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

barba é algo que está em alta ultimamente graças aos hipsters e ao Príncipe Harry, que foi eleito o barbudo mais sexy do mundo. Estes homens, que conseguem permitir que seus pelos faciais cresçam sem maiores problemas, exibem suas barbas com orgulho (especialmente por serem considerados mais atraentes). No entanto, para outros esta parece uma tarefa impossível de alcançar.

 

Este último grupo tem que se contentar com alguns focos esparsos de pelos espalhados pelo rosto. Por que alguns homens são abençoados com barbas fartas e bonitas, enquanto outros precisam se contentar com aquele visual adolescente?

 

Parece que a resposta para esta pergunta tem relação com um hormônio chamado di-hidrotestosterona, ou DHT.

 

De acordo com o site Your Hormones, o DHT é “um hormônio com poderosas ações androgênicas, que faz com que o corpo amadureça durante a puberdade e é responsável por muitas das características físicas associadas a adultos do sexo masculino”. Em outras palavras: barbas.

 

Apesar disso, os homens que não conseguem exibir uma barba cheia não devem pensar que estão com alguma falta no departamento da testosterona.

 

Na verdade, um homem pode ter muita testosterona no organismo, mas não vai conseguir se unir ao grupo dos barbudos se ela não for convertida em DHT.

 

“O DHT é uma forma modificada e mais ativa da testosterona. No corpo, a testosterona é transformada em DHT, que tem efeitos mais fortes do que a testosterona propriamente dita,” disse Joshua Zeichner, diretor de pesquisas clínicas e cosméticas em dermatologia, à revista Men’s Health.

 

Não importa o quanto se esforcem, alguns homens nunca serão barbudos [Foto: Getty]
 

Entretanto, o DHT não é o único responsável, já que a genética também tem um papel relevante na relação dos homens com seus pelos faciais. Portanto, se a barba do seu pai não é farta, é mais provável que a mesma coisa aconteça com você. E não há problema algum nisso.

 

Além disso, nem tudo é perfeito para os homens com uma abundância de pelos faciais, já que um estudo recente revelou que as barbas podem ser locais propícios para a proliferação de bactérias. Um estudo realizado pelo Fragrance Direct em parceria com a Universidade Metropolitana de Manchester revelou que quase 50% das barbas masculinas contêm bactérias fecais.

 

Os pesquisadores descobriram que os pelos faciais de 47% dos homens participantes continham o micro-organismo ‘Enterococcus spp’, que também é encontrado no intestino humano e na matéria fecal.

 

Comentando as descobertas, um porta-voz da Fragrance Direct disse: “Cuidar da barba é essencial para a saúde, é preciso mantê-la limpa para afastar as bactérias”.

 

“Todo mundo sabe que deve lavar o cabelo, mas a barba também precisa de atenção. Os homens devem usar um xampu para a barba durante o banho, e em seguida aplicar condicionador”.

 

“Entre as lavagens, um sérum específico pode ser usado para mantê-la bonita, com os pelos macios e alinhados”.

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares