Rui Car
20/07/2018 09h50

O motivo científico pelo qual os homens conseguem se recuperar de gripes mais rápido do que as mulheres

Uma possível explicação pode ser a presença de altos níveis do hormônio sexual testosterona

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

A “Gripe Masculina (man flu)”, termo muito utilizado nos Estados Unidos para se referir ao fato de que homens exageram seus sintomas quando estão gripados, pode ser um fenômeno real.

 

Embora pesquisas afirmem que vários homens têm sistemas imunológicos mais fracos do que se pensava anteriormente, um novo estudo descobriu que, quando estão com gripe, pode haver um motivo científico para eles se recuperarem mais rápido do que as mulheres.

 

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg decidiram investigar os vários efeitos que a gripe pode ter em homens e mulheres.

 

estudo, que foi publicado na revista Biology of Sex Differences, afirmou que, embora seja de conhecimento geral que as mulheres passam mais tempo sofrendo com a gripe do que os homens, o motivo para isso ainda não tinha sido confirmado.

 

A equipe realizou o estudo infectando camundongos vivos e células humanas extraídas de seres humanos do sexo masculino com uma dose não letal de H1N1, uma variedade da Influenza A.

 

Este tipo específico de gripe, conhecido como “gripe suína”, causou uma pandemia global em 2009 e 2010, e foi responsável por mais de 18.000 mortes em todo mundo.

 

Os pesquisadores descobriram que os ratos machos e as células humanas produziam mais anfiregulina quando infectados com essa variedade da gripe.

 

A anfiregulina é um fator de crescimento que desempenha papel importante no reparo e desenvolvimento dos tecidos.

 

Acredita-se que o aumento da produção de anfiregulina nos camundongos machos e nas células humanas do sexo masculino garanta um tempo de recuperação mais rápido dessa variedade da influenza, já que os camundongos machos que produziram menos do fator de crescimento, apresentaram tempos de recuperação semelhantes aos camundongos fêmeas.

 

“O novo achado aqui é que as mulheres têm um reparo tecidual mais lento durante a recuperação, devido à produção relativamente baixa de anfiregulina”, disse Sabra Klein, PhD, que atua como professora associada na Faculdade Bloomberg.

 

A professora Klein acredita que futuros tratamentos contra a gripe, que aumentem a produção de anfiregulina, podem ser especialmente benéficos para as mulheres.

 

No entanto, embora a pesquisa tenha descoberto uma possível ligação entre a produção do fator de crescimento e o tempo de recuperação da gripe, ainda é preciso determinar por que os homens têm uma probabilidade maior do que as mulheres de produzir níveis mais altos de anfiregulina.

 

Uma possível explicação pode ser a presença de altos níveis do hormônio sexual testosterona nos homens.

 

Durante o estudo, pesquisadores descobriram que a testosterona também desempenhou um papel na proteção dos ratos machos contra os sintomas mais graves da gripe.

 

 

Sabrina Barr

The Independent

Justen Celulares