Rui Car
18/07/2018 07h04 - Atualizado em 18/07/2018 09h06

Como treinar no frio pode te ajudar a construir um corpão

O frio te dá mais fome e mais vontade de ficar em casa e comer junkie food

Assistência Familiar Alto Vale
Rodrigo Sangion - Revista Quem

Rodrigo Sangion - Revista Quem

Delta Ativa

Não caindo nas ciladas que o frio arma
Não é impressão sua: no inverno, você sente mais fome. O motivo é bem simples. Com o frio batendo forte, o organismo necessita de mais matéria prima para gerar energia, de modo a manter o corpo na temperatura ideal. Até aí, nada demais, afinal, essa é uma reação natural. O problema é como você, que cuida do corpo e não quer engordar em excesso, reage a isso.

 

O frio te dá mais fome e mais vontade de ficar em casa e comer junkie food (Foto: Think Stock )

 

Ninguém compreende sua dedicação 
Vamos combinar que o mercado não se comove com seus esforços. Nas prateleiras, há vastas ofertas que enchem os olhos (e o estômago) no período de inverno. São pratos altamente calóricos, como caldos à base de creme de leite, chocolate quente dos mais variados tipos, vinhos, e os tradicionais fondues, que dispensam comentários. Se você não é forte na hora de selecionar o que leva à mesa e se deixa levar pelo apetite aguçado, provavelmente vai engordar, mesmo no período de queima acelerada. Tem mais: frio pode acabar com a nossa disposição em fazer exercícios.

 

O inverno pode te ajudar a conquistar o corpo tão desejado, mas não precisa se enfiar no gelo como na foto (risos) (Foto: Think Stock )
 

“Não tenho motivos pra treinar no inverno”
Somado a tudo isso, tem ainda o fato de não estarmos com nossos corpos mais à mostra, como é comum no verão, em praias, clubes ou parques. Esse é mais um fator que nos leva a relaxar. Conclusão: se você não é privilegiado pela genética a ponto de não engordar em excesso, seu sonho de corpo perfeito irá para o ralo sem esforço. E pode ser que, quando o calor bater novamente à sua porta, você não consiga correr atrás do prejuízo.

OK, chega de maldade. Falei tudo isso para enterrar na sua consciência o peso que a estação mais fria do ano pode representar.

No mercado, não caia na cilada dos vinhos, chocolates, fondues: fique nos alimentos saudáveis e você verá o resultado no verão (Foto: Think Stock)
 

Vamos agora aos pontos positivos do inverno! 
Justamente porque há necessidade de o organismo gerar mais calor no frio, seu metabolismo (transformação dos alimentos em energia) fica acelerado nesta época. O gasto calórico chega a ser 30% superior durante o frio. Isso significa que, se manter a mesma dieta do verão ou ao menos controlar o apetite, não se deixando levar pelas ofertas altamente calóricas do mercado, há chances de você até emagrecer sem fazer muito esforço na academia. Ou, na pior das hipóteses, manter o peso.

Mas que tal pensar no verão, que logo estará aí, para não fazer feio na praia? 
Nessa batalha contra o inverno, dá pra fazer dele um aliado. Procure a orientação de um nutricionista, que fornecerá um cardápio que mate a sua fome no frio, sem que você consuma um caminhão de calorias desnecessárias.

Treinar com amigos pode ser ideal para que você não fique desestimulado  (Foto: Think Stock)
 

Botando o corpo para queimar ainda mais calorias
O desafio de fazer uma atividade física caprichada no inverno também dependerá de sua força de vontade, obviamente. Se você tiver com um dinheiro sobrando, conte com um reforço extra, como o de um personal trainer, na sua cola. Ou chame um amigo/apara treinar com você, de forma que vocês estabeleçam um projeto de cooperação, em que um(a) incentive o outro/a.

Acredite: esses pequenos detalhes podem ajudar você a não ser engolida pelo inverno e ainda ganhar um corpo muito legal em troca de pequenos esforços!

Justen Celulares