Rui Car
19/06/2018 14h07

Não toque! Esta planta gigante causa queimaduras de terceiro grau

Cerca de 30 dessas plantas foram encontradas no condado de Clarke

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

É bem provável que Hollywood faça um novo filme apocalíptico estreando uma horrível invasão de plantas que acaba com a humanidade.

 

Isso porque uma excelente candidata ao papel principal já está se espalhando pelos EUA: a Heracleum mantegazzianum, conhecida em inglês como “hogweed”, uma planta gigante e incrivelmente tóxica que pode causar queimaduras de terceiro grau na pele.

 

Listada como nociva em pelo menos oito estados americanos, na semana passada, a hogweed foi vista na Virgínia pela primeira vez.

 

Perigo

De acordo com a Universidade Tecnológica da Virgínia (EUA), cerca de 30 dessas plantas foram encontradas no condado de Clarke, e os moradores locais foram alertados para ficar de olho em novos avistamentos.

 

 

Nativa da região do Cáucaso, na Europa oriental e Ásia ocidental, a planta parece uma versão enorme da hogweed comum, que é benigna. No entanto, pode causar queimaduras graves na pele mesmo se uma pessoa simplesmente roçar nos seus galhos.

 

As cerdas presentes nesses galhos – e outras partes da plante – emitem uma seiva desagradável que irrita quimicamente a pele, causando danos severos através da exposição à luz solar e aos raios UV.

 

Como resultado, as vítimas que entram em contato com a hogweed adquirem bolhas enormes na pele que podem deixar para trás cicatrizes e sensibilidade à luz por muitos anos.

 

Invasão

A hogweed é um monstro disfarçado. Ela não parece perigosa: pode crescer mais de 4 metros, espalhando suas enormes folhas e produzindo aglomerados de flores brancas em forma de guarda-chuva.

 

A Grã-Bretanha cometeu o erro de usá-la como uma planta “ornamental” de jardim no século 19, e apenas algumas décadas depois a hogweed foi introduzida na América do Norte também. Desde então, tem sido uma batalha deter a marcha invasiva da planta.

 

Evitar a disseminação da planta não é nada fácil, uma vez que suas sementes – cada exemplar pode ter milhares – permanecem viáveis no solo por vários anos. “Em alguns casos, uma infestação de hogweed gigante é melhor controlada usando vários métodos diferentes em combinação ou em sucessão – em outras palavras, um plano de ataque de dois, três ou mesmo quatro frentes”, explica o Departamento de Conservação Ambiental de Nova York.

 

Esses métodos envolvem cortar as raízes das plantas, remover as cabeças das sementes, destrui-las quando ainda são pequenas e até mesmo dosar tudo com herbicida. E, é claro, não é possível fazer nada disso sem equipamentos de proteção para poder se aproximar da planta. [ScienceAlert]

Justen Celulares