Rui Car
18/06/2018 14h18

O que seus desejos por comida dizem sobre a sua saúde

Desvendamos alguns dos desejos mais comuns

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Seja um desejo incontrolável por um saco de batatinhas fritas ou a necessidade absoluta de comer uma barra de chocolate no meio da tarde, os desejos por comida são comuns e fazem parte da vida de muitas pessoas.

 

Às vezes é apenas uma vontade esporádica, mas se você tem um desejo particular por um tipo específico de alimento (geralmente pouco saudável), esta pode ser uma forma do seu corpo lhe dizer que algo está fora de sintonia.

 

Desvendamos alguns dos desejos mais comuns, e compartilhamos a seguir qual é a mensagem secreta por trás de cada um deles:

 

Açúcar e doces

Todos nós sabemos que há muito açúcar em nossas dietas, mas quando você está desesperado por um donut no meio da manhã, pode ser difícil entender por que o seu corpo pede algo que seu cérebro sabe que é prejudicial para o organismo.

 

Sentir um desejo intenso de comer doces pode ser um sinal de diversas coisas, o que torna difícil identificar exatamente o que está errado.

 

“Quanto mais doces você come, mais você terá vontade de comê-los – é um círculo vicioso,” explica a nutricionista Marilyn Glenville, autora de Natural Alternatives to Sugar.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 

Ela explica que, quando comemos, nossos níveis de açúcar no sangue aumentam e a insulina é liberada. Depois de um pico de açúcar, você tem uma queda de energia, e esta montanha-russa faz com que você se sinta exausto e ansioso pela sua próxima “dose” de açúcar. A melhor forma de lidar com isso é reduzir a ingestão de açúcares, comer mais vegetais (e algumas frutas para consumir seus açúcares naturais), além de refeições e lanches ricos em proteínas para proporcionar ao corpo uma liberação mais lenta e duradoura de energia.

 

Se você normalmente tem uma dieta saudável e sem muito açúcar, esta vontade pode ser o sinal de uma deficiência nutricional de minerais como zinco, magnésio ou cromo. Tomar um suplemento de cromo, diariamente, pode ajudar a equilibrar seus níveis de insulina e afastar o desejo repentino por comida. Um multivitamínico também pode combater deficiências na sua dieta enquanto você ajusta a sua alimentação.

 

Chocolate

Seja a versão doce ao leite ou um chocolate amargo “saudável”, às vezes, simplesmente precisamos comer uma porção. O desejo por chocolate também parece estar associado à menstruação, motivo pelo qual as mulheres costumam ser as maiores chocólatras.

 

No entanto, este também pode ser um sinal de deficiência de magnésio. Rosanna explica que o magnésio é: “o hormônio sedativo da natureza, essencial para aliviar o estresse e a ansiedade, relaxar os músculos, favorecer a produção de energia, construir ossos saudáveis e manter a função cardíaca”.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 

Além disso, o déficit deste mineral pode afetar o sono, deixando-o cansado e querendo mais doces e chocolates para obter energia – outro círculo vicioso.

 

Rosanna recomenda adicionar cacau em pó à sua dieta (numa vitamina, não em um brownie) para ajudar a aumentar seus níveis de magnésio, e evitar as barras de chocolate doces e refinadas com baixas concentrações de cacau em sua composição.

 
Carboidratos – pão, macarrão e batata

É totalmente normal querer comer um delicioso prato de espaguete, mas se o seu corpo chora por carboidratos regularmente, pode haver uma razão mais profunda.

 

Há algumas evidências de que os carboidratos nos ajudam a combater problemas emocionais. Em outras palavras, comemos buscando o conforto. No entanto, se você não está estressado ou emotivo, a vontade de comer carboidratos pode sugerir que você não está dormindo bem o suficiente.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 
 

De acordo com Lindsey Smith, autora de Eat Your Feelings: The Food Mood Girl’s Guide to Transforming Your Emotional Eating, se o seu corpo está cansado, ele quer uma dose de energia rápida, algo que a glicose dos carboidratos oferece, pois é mais fácil para o organismo usar esta energia do que a proveniente de fontes como proteínas e gorduras.

 

Combata esta vontade intensa fazendo exercícios leves, nutrindo seu corpo com proteínas magras e gorduras boas, acessando suas emoções e qualquer agente causador do estresse que esteja afetando a maneira como você se sente. Além disso, tente melhorar a qualidade do seu sono (e deixe o celular na sala quando for para o quarto).

 

Queijo

Quem não sente um forte desejo por queijo de vez em quando? No entanto, se isso acontece com muita frequência, pode ser um sinal de que você não tem gordura suficiente na sua dieta. As mulheres, principalmente, precisam de gordura para que seus corpos funcionem bem. Elas têm um percentual de gordura naturalmente mais alto do que os homens, e seus hormônios precisam de mais gorduras saudáveis para funcionarem adequadamente.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 

O queijo não é necessariamente um problema – afinal, é uma fonte de cálcio – mas o excesso pode ser prejudicial, então tente substituí-lo por gorduras saudáveis como abacate, óleo de coco, azeite de oliva, oleaginosas e sementes, ovos, e peixes e carnes de qualidade.

 

Carne vermelha

A carne vermelha é um desejo comum quando você está com deficiência de ferro. Ela também é a única fonte alimentar da vitamina B12, então se você não come carne, ou sente muita vontade de consumi-la, tente tomar um suplemento de ferro e gotas de vitamina B12, ou vitaminas do complexo B.

Crédito da imagem: Getty Images
 

A nutricionista Cassandra Burns sugere comer carne vermelha uma vez por semana, especialmente se você estiver notando outros sinais de deficiência, como fadiga. Ela explica: “Nos últimos anos muitas pessoas têm reduzido a carne em suas dietas, e esta é uma das principais causas da deficiência de ferro. Ele é importante para o sistema imunológico e ajuda a transportar oxigênio pelo corpo. Sem ele, nos sentimos cansados”.

 

Converse com o seu médico ou nutricionista para saber como obter mais ferro, se você é vegetariano, e tente tomar suplementos para voltar a patamares saudáveis deste mineral.

 

Alimentos salgados

Este caso é relativamente óbvio: seu corpo está pedindo sódio. Isso quer dizer que você está desidratado, especialmente se for depois da prática de exercícios, durante uma ressaca, ou se você não bebeu água suficiente. Em vez de comer alimentos salgados processados, beba bastante água para se hidratar e escolha opções como pipoca caseira levemente salgada, azeitonas, anchovas e outras fontes naturais. Cozinhar com sal não refinado ou do Himalaia também ajuda.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 
Chá e café

A maioria das pessoas aprecia uma bebida quente, em algum momento do dia. No entanto, há uma diferença entre tomar uma xícara de chá quando você teve uma manhã ocupada, e ter um desejo intenso de beber um café fortíssimo ao longo de todo o dia.

 

Se você consome cafeína regularmente, pode estar fisicamente viciado nesta substância, e se seu organismo ficar sem ela, você se sentirá letárgico e poderá ter dores de cabeça, pela abstinência.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 

Rosanna sugere que este também pode ser deficiência de fósforo – um elemento importante para o processamento de cálcio no corpo. Ela recomenda consumir bastante oleaginosas e sementes, para aumentar seus níveis.

 

  1. Alimentos fritos e gordurosos

Se você come frituras com frequência, chegou a hora de reavaliar a sua dieta.

 

Rosanna explica que embora os alimentos gordurosos sejam frequentemente nossos alimentos de conforto, e melhoram nosso humor quando estamos tristes, sentir muita vontade de consumi-los também pode significar que você está com falta de ácidos graxos essenciais em seu organismo, como o ômega-3 e o ômega-6. Você pode encontrá-los em peixes gordurosos, além de oleaginosas e sementes, então escolha estas alternativas em vez de consumir uma porção de batata frita quando o desejo surgir.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 
 
 

Kim Easton-Smith

Cosmo

Justen Celulares